Projeto Viver Monchique: Exposição de trabalhos e apresentações pelos alunos

A exposição dos trabalhos realizados ao longo do ano letivo, assim como a apresentações feitas pelos alunos (teatros, canções, concurso de adivinhas, …) foram o culminar de um ano de trabalho dos alunos e dos Professores do Projeto Viver Monchique.

Durante o mês de junho, o Departamento do 1.º Ciclo promoveu, no âmbito do Projeto Viver Monchique, uma exposição dos trabalhos elaborados pelos alunos ao longo deste ano letivo. Esta atividade ainda está a decorrer na Sala do Aluno da Escola Básica Manuel do Nascimento e demonstrou ter sido do agrado dos alunos e da restante comunidade escolar. Notou-se uma adesão e empenho muito significativos por parte de todos os alunos envolvidos. A diversidade dos trabalhos expostos, incluindo maquetes, “teares” e tapetes, cartazes, etc, sobre várias temáticas alusivas a Monchique, revelaram uma grande preocupação por conhecer os saberes da geração dos avós, a cultura e património do concelho. Tiveram também curiosidade em escolher materiais originais, elementos mortos da natureza e outros para reciclar ou reutilizar. Fomos realizados trabalhos com muita imaginação e criatividade, tendo ido ao encontro do gosto dos alunos em participar neste tipo de atividades.

Ainda no âmbito do Projeto Viver Monchique, realizou-se no passado dia 20 de Junho, uma apresentação a toda a comunidade escolar de duas peças de teatro, canções e de um concurso de adivinhas. Esta atividade também teve lugar na Escola Básica Manuel do Nascimento. Iniciou-se com a apresentação de duas peças de teatro: uma realizada pelas Professoras Cláudia Diogo e Cristina Pereira e pelos alunos da Escola E.B. 1 n.º1 (São Pedro), com o nome «O túnel misterioso» (a ligar a Picota a Silves), peça de teatro baseada em lendas de Monchique e que foi criada pelos alunos; uma segunda peça de teatro musical foi realizada pelas Professoras Cátia Alhandra e Patrícia Martins e pelos alunos da Escola E.B. 1 n.º2 (São Roque) e inspirou-se na lenda «D. Branca».
Seguidamente, a comunidade escolar foi presenteada com a apresentação de algumas canções, também originais e versando sobre Monchique, e com um divertido concurso de Adivinhas sobre o município. Esta última atividade foi promovida pela Professora Cátia Medronho e pelos alunos do 3.º ano das duas escolas do 1.º Ciclo, que envolveu também a participação dos pais e encarregados de educação espetadores. Foi sem dúvida, uma noite muito agradável e o reflexo de um ano de excelente trabalho de todos os envolvidos no Projeto Viver Monchique.
20 de junho de 2018

Share Button

Deixe um comentário