Portimão promove o 52.º Estágio de Karaté
O 52.º Estágio de Karaté vai ter lugar no dia 23 de junho, pelas 10h00, no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão. Este é um evento organizado pela Internacional Japan Karaté – Associação Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Portimão (CMP).
Mais de uma centena de alunos, oriundos das sete escolas de karaté-shotokan tradicional e de karaté adaptado, com orientação técnica do Sensei Rui Caipira, vão estar presentes neste dia. O destaque diz respeito à presença do mestre internacional Sensei Luis Maria Sanz, 8.º Dan, campeão do mundo de Kata.
A iniciativa «engloba treino específico de karaté shotokan tradicional, das 09h30 às 11h30 e das 18h00 às 19h30 e apresenta paralelamente a partir das 11h30 demonstrações de karaté tradicional». A estes treinos vão-se seguir as cerimónias protocolares de entrega de novas graduações e distinções a diversos alunos, bem como de certificados de participação às mães dos alunos que integraram o último curso de Defesa Pessoal.
Com a coordenação do Sensei Rui Caipira, a IJKA-Portugal foi a primeira a implementar o ensino da modalidade de karaté adaptado a pessoas com necessidades especiais. Segundo a informação enviada às redações pela CMP, o «ensino da modalidade tem vindo a ser feita nos últimos 10 anos» e «pretende promover, estimular e alargar o conceito do exercício físico inclusivo e neste momento já se encontram a ser ministradas aulas regulares».
Esta associação oferece «o ensino do karaté em cadeira de rodas, especialmente desenvolvido para os utentes portadores de deficiência física-motora (permanente ou temporária) e programas para os alunos com patologias do âmbito do espectro autista e da síndrome de Down (Trissomia 21), em que a adaptação dos conteúdos técnicos é feita em função de cada caso».
As escolas que integram o 52.º Estágio de Karaté funcionam nos concelhos de Portimão, Monchique e Silves, existindo ainda uma escola associada em Gondomar.
Muito bom, parabéns ao mestre Rui Caipira pelo desenvolvimento do karate em Portugal sobretudo o karate adaptado e o karate em cadeira de rodas. Excelente trabalho.
MC