Portimão assinala Dia Internacional para a Redução de Catástrofes

No próximo dia 13 de outubro vai decorrer no auditório do Portimão Arena um seminário denominado “…dos Incêndios às Intempéries…”.

Com o objetivo de proporcionar ao cidadão um espaço de informação, com as entidades que concorrem para a resolução destes problemas e com a expetativa de sensibilizar o público para as questões relacionadas com a prevenção e as medidas de autoproteção.

«Neste sentido, a Câmara Municipal de Portimão, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, e a Associação Safe Communities Portugal decidiram contribuir para o progresso nas estratégias de redução de riscos de desastres para alcançar o desenvolvimento, proporcionando mais um momento de aprendizagem/discussão sobre dois temas da atualidade, no momento em que foi prolongado o período crítico de Defesa da Floresta Contra Incêndios e simultaneamente se inicia o novo ano Hidrológico». Adianta a câmara em comunicado.

Neste seminário estarão presentes elementos da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana, Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, que em conjunto com o Serviço Municipal de Proteção Civil e os Bombeiros de Portimão pretendem ilustrar toda esta importante temática.

O dia 13 de outubro foi instituído formalmente pelas Nações Unidas como “Dia Internacional para a Redução de Catástrofes”, movendo inúmeras iniciativas com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de adotar comportamentos que contribuam para o aumento da resiliência, face à ocorrência de catástrofes. Para tal, é necessária uma aliança forte e ampla entre a Estrutura de Proteção Civil e os cidadãos, pois a participação de toda a Sociedade Civil é fundamental na construção de uma comunidade mais resiliente.

maq-236e-16_pc_-dia-internacional-reducao-catastrofes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *