Portimão amplia programa de «Desfibrilhação Automática Externa a Forças de Segurança Pública»

As formações no âmbito do  programa de «Desfibrilhação Automática Externa a Forças de Segurança Pública» (DAE) arrancaram no dia 10 de abril, em Portimão, com a formação de militares da GNR e da PSP, e estão a ser desenvolvidas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e serão formados mais de 200 elementos.

Implementado desde 2016, este programa do SMPC  visa assegurar os «técnicos e voluntários por si formados autonomia na sua utilização [da desfribilhação automática externa] e garantindo atualmente a presença de um desfibrilhador em todos os eventos relevantes promovidos no concelho», lê-se no comunicado da Câmara Municipal de Portimão.

De acordo com o «Plano de Atividades da Proteção Civil Municipal em curso para 2019, este projeto vai agora ampliar-se a mais duas vertentes, com a instalação de seis DAE de uso comunitário em locais estratégicos nas três freguesias do concelho (Praia da Rocha, Zonas Ribeirinhas de Alvor e Portimão, Alameda da República, Praça 1.º Maio e Mexilhoeira Grande) e a atribuição de quatro aparelhos DAE aos piquetes das forças de segurança do concelho designadamente a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana e a Autoridade Marítima Nacional» avança a mesma fonte.

Este investimento já ascendeu os 28 mil euros e tem o objetivo de «inverter os dados conhecidos a nível nacional: em Portugal, ocorrem por ano, mais de 10.000 casos de morte súbita de causa cardíaca e, em caso de paragem cardiorrespiratória (PCR), todo o tempo conta». Os dados referem que «57% das paragens cardiorrespiratórias registadas não são realizadas manobras de reanimação e existe apenas um DAE por cada 10.000 habitantes, pelo que só 3% das pessoas que sofrem um PCR em ambiente pré-hospitalar (fora do ambiente hospitalar) sobrevivem».

As próximas formações abrangem os funcionários das Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande e voluntários nas áreas de influência dos DAE que serão instalados na via pública.

Share Button

Deixe um comentário