Plataforma digital pretende compilar herança cultural europeia

O Europe Direct na CCDR Algarve apresentou no contexto das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na Fortaleza de Sagres, a biblioteca virtual, que pretende compilar numa plataforma digital a herança cultural europeia.

O projeto Europeana é uma biblioteca-museu virtual desenvolvida pelos países da União Europeia, criada em 2008. Esta pretende ser uma plataforma «digital da herança cultural europeia, através da qual os cidadãos pudessem aceder a imagens, texto, som, vídeo e material em 3D de museus, bibliotecas e galerias de toda a Europa», explica a CCDR Algarve, em comunicado.

Atualmente, conta com  52.163.451 obras de arte, artefactos, livros, vídeos e sons de todo continente, mais de 3.700 coleções de bibliotecas, arquivos e museus europeus, segundo dados disponibilizados pela mesma fonte.

Este espaço virtual pode ser utilizado por professores, artistas, profissionais de instituições culturais e de outras áreas. A plataforma pretende ser uma «base de experimentação para ideias inovadoras na experiência de utilização e novas tecnologias aplicadas à herança cultural».

A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do «Ano Europeu do Património Cultural 2018», promovida pela Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com o centro de informação Europe Direct hospedado na CCDR Algarve, Biblioteca de Sagres/Clube do livro, Associação Internacional de Paremiologia, Tertúlia Associação Sócio–Cultural de Aljezur e Arquente – Associação Cultural.

Share Button

Deixe um comentário