Perigos da internet – O que te falta saber!

A Internet está aí, ao alcance de todos os nossos alunos: em casa, na escola, na rua, em toda a parte.

Mas conhecerão eles os perigos que estão associados ao uso da Internet?

Considerando que é extremamente importante que os jovens sejam prevenidos para os riscos de uma utilização impulsiva e pouco responsável da Internet, a Biblioteca Escolar, em parceria com a Biblioteca Municipal e com o apoio financeiro do Município de Monchique, agendou um conjunto de sessões formativas para todos os alunos do 3.º ciclo, dinamizadas pelo psicólogo Alfredo Leite.

Partindo de sete problemas e de sete questões, o psicólogo conduziu os alunos a sete conclusões, levando-os a refletir sobre os riscos e as ilegalidades a que diariamente estão sujeitos e apelando a uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet.

Inquiridos os alunos envolvidos nestas sessões e analisados os dados recolhidos, concluiu-se que 95% dos discentes consideraram o tema abordado muito relevante ou relevante, embora só 7% dos alunos reconhecesse que desconhecia muitos dos perigos associados ao uso da Internet. Ainda assim, 77% dos alunos admitiram sentir-se mais alertados para os perigos da Internet depois da formação, mas só 48% dos inquiridos manifestaram a intenção de alterar o seu comportamento relativamente ao uso da Internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *