Pegadas de Utopia projeta criação artística em favor do ambiente

Pegadas de Utopia é um projeto cultural e educativo que cruza as Artes e o Ambiente e que através de dinâmicas comunitárias cria uma aprendizagem sobre temas da sociedade contemporânea, que vai decorrer de 12 a 17 e de 19 a 23 de agosto no Espaço Jovem, em Monchique, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00.

O projeto, que vai na sua 2.ª edição, destina-se a crianças e jovens, dos 6 aos 14 anos, e pretende refletir e contribui para a criação artística na vila de Monchique, desenvolvendo culturalmente o território e contribuindo para a formação de novos públicos.

O Laboratório das Ideias é um espaço de reflexão temática que é transversal a todo o trabalho que vai ser desenvolvido com os participantes. No ano passado foram pensados e explorados os temas da sustentabilidade do nosso planeta e do movimento de transição global. Este ano vai se aprofundado este tema com um foco nos desafios mais urgentes que a nossa sociedade está a enfrentar, como as alterações climáticas e a poluição dos oceanos. Pretende-se incentivar o ativismo ambiental e a criação artística em espaço público, promovendo a mudança de hábitos, no contacto com outras realidades para efetivar mudanças concretas no estilo de vida.

Durante as duas semanas vão realizar-se atividades, como oficinas de voz e movimento, performativa: ação, canção, corpo, intervenção, de Soundpainting, de movimento e site-specific, de expressão corporal e de meditação e relaxamento. Vai haver ainda espaço para Desejos para o oceano e Eco-desafios: alimentação saudável.

O projeto Pegadas de Utopia está ainda ligado ao festival VilaPalco, pelo que as crianças e jovens estarão também, durante as duas semanas, com artistas a criar uma performance que irá decorrer na vila de Monchique na noite de abertura do festival, no dia 23 de agosto. Para além dessa apresentação ao público, as crianças e jovens interessados integram também a equipa VilaPalco, e desenvolvem competências em diversas áreas, sendo-lhes dada a oportunidade de estar dentro da criação de um projeto cultural de intervenção artística e comunitária.

A organização está a cargo do Município de Monchique e de «O Monchiqueiro» – Grupo de Dinamização Cultural e conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Junta de Freguesia de Monchique, das Águas de Monchique e do Instituto Português do Desporto e Juventude

As inscrições e informações podem ser solicitadas para os números 916102849 e 926562123 ou para os emails joana.venda.cordeiro@gmail.com e aliceduarte1994@gmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *