Palestra e visita guiada assinalam Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebra-se a 18 de abril com o tema «Património Cultural e Turismo Sustentável». Para assinalar a data a Associação «O Monchiqueiro» – GDC e o Município de Monchique vão organizar, respetivamente, a palestra «A Idade do Ferro e a escrita do Sudoeste na serra entre o Baixo Alentejo e o Algarve», e uma visita guiada ao Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo do Alferce, com ambas as atividades a decorrerem no dia 23 de abril.

A palestra será da responsabilidade de Pedro Barros do Projeto Estela e realiza-se no Salão da Caixa Agrícola de Monchique, a partir das 16h00. Esta atividade contará ainda com uma oficina pedagógica que pretende explicar as estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro, para que o público possa “escrever” o seu nome ou outras palavras, usando os signos da escrita, fazendo a sua equivalência.

A visita guiada vai ser efetuada pelo arqueólogo Fábio Capela.

Esta efeméride visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.

Share Button

Deixe um comentário