Oito equipas do WorldTour confirmam presença na Volta ao Algarve 2016

A Volta ao Algarve volta a estar na mira das melhores equipas do mundo de ciclismo. Para a 42.ª edição desta prova, que se irá realizar entre 17 e 21 de fevereiro de 2016, já estão confirmadas as presenças de oito formações do WorldTour e cinco de categoria Continental Profissional.

Segundo a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), entidade responsável pelo evento, «a espanhola Movistar e a russa Katusha, primeira e segunda do ranking mundial em 2015, respetivamente, estão entre os blocos com passaporte carimbado para o Algarve», estando também assegurada as presenças das equipas Astana, Cannondale e Trek, Lotto Soudal, Lotto NL-Jumbo e Tinkoff.

Entre as cinco equipas de categoria Continental Profissional que já confirmaram presença no Algarve estão a Bora-Argon 18, onde participa o português José Mendes, a Roth-Skoda, que conta no plantel com o luso Bruno Pires, a Novo Nordisk, a Verva ActiveJet e ainda a Rusvelo.

A Volta ao Algarve é o primeiro grande acontecimento velocipédico do ano em Portugal e vai ter entre 23 a 24 equipas, sendo que estão «ainda em aberto cinco vagas para equipas do pelotão internacional, que serão escolhidas entre as mais de 15 equipas com as quais existem contactos já estabelecidos», acrescenta a organização.

Tal como tem acontecido em edições anteriores, a 42.ª Volta ao Algarve vai ser composta por cinco etapas. De acordo com a FPC, «a primeira será uma jornada plana, ao gosto dos sprinters, a segunda terá final no alto da Fóia, a terceira será um contrarrelógio com cerca de 20 quilómetros, a quarta será a segunda oportunidade para os velocistas e a última vai acabar no alto do Malhão».

O Algarve Granfondo é um evento de massas destinado a ciclistas amadores e vai realizar-se no último dia da competição, contando até ao momento com mais 250 inscritos.

Foto: Volta ao Algarve 2015 (Nelson Inácio)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *