O Orçamento da Câmara Municipal de Monchique, para 2021, foi reprovado em reunião de Câmara

Nota: O Jornal de Monchique vai oferecer a publicação, a partir do mês de agosto de 2020, dos comunicados/notas de imprensa emitidos pelos partidos políticos locais tal qual chegam à nossa redação, não se responsabilizando nem pelo conteúdo nem pela forma.

 

Na reunião da Câmara Municipal, realizada no passado dia 27 de novembro de 2020, quando foi concretizada a votação das Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para o ano económico de 2021, um vereador em permanência, eleito pelo PSD, votou contra o orçamento e GOP propostos pelo seu próprio executivo, conduzindo a deliberação para a recusa da proposta por maioria (2 votos a favor e 3 votos contra).

As Grandes Opções do Plano (GOP) são o instrumento de planeamento anual e plurianual dos diversos investimentos/obras que o executivo pretende concretizar no concelho. O orçamento é o instrumento financeiro anual que gere a obtenção das receitas correntes e de capital, que, por sua vez, permitirá suportar as despesas correntes (despesas de funcionamento dos órgãos autárquicos), e as despesas de capital (a concretização dos investimentos/obras inscritos nas GOP).A aprovação destes documentos está dependente da análise nos órgãos autárquicos,
respetivamente, executivo (Câmara Municipal) e deliberativo (Assembleia Municipal).

Os vereadores da oposição, eleitos pelo Partido Socialista, mantiveram a coerência da votação contra a proposta, à semelhança dos últimos anos, porque não foram contempladas nas GOP e no orçamento, as propostas e recomendações que defendem, e que acreditam.

O PSD Monchique deve resolver as suas querelas internas sem prejudicar os monchiquenses e o concelho, devendo assumir as consequências pelas escolhas feitas, relativamente aos seus eleitos, no último ato eleitoral autárquico de 2017.

Fruto das escolhas do PSD, o concelho de Monchique vive hoje uma situação que tem de mudar.

Face à gravidade da atual conjuntura para o Município e para os Munícipes, pede-se que: – O Executivo PSD apresente, aprove e concretize um orçamento e GOP para 2021, que possa colocar em prática neste último ano de 12 anos de mandato, aquilo que não conseguiu fazer, nem tão pouco cuidar, nos anteriores 11 anos.

O Partido Socialista tem consciência da necessidade de continuar a manter, nesta conjuntura particularmente complexa, um comportamento coerente, responsável, de abertura e diálogo
que nos caracteriza, na defesa dos superiores interesses dos Munícipes e do Município de Monchique.
“ A política só será útil se permanecer ao serviço das pessoas ”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *