O Natal de 2017 no Agrupamento de Escolas de Monchique

Desde o Pré-Escolar até ao 9.º ano, foram diferentes as apresentações, os trabalhos e as músicas que os alunos mostraram uns aos outros, aos pais e enc. de educação e aos amigos e familiares.
No dia 14 de dezembro, pelas 10h30m, um concerto do Pré Escolar e do 1.º Ciclo encheu a Igreja Matriz de Monchique.

Nesta quadra natalícia, os alunos brindaram os seus familiares e amigos com muitas canções: as crianças do Jardim de Infância de Monchique cantaram um medley de Natal; os alunos do Jardim de Infância e do 1.º Ciclo de Marmelete entoaram a canção “Toca o sino”; as turmas do 1.º e 2.º anos da Escola de São Pedro a canção “O relógio do Pai Natal” e as turmas do 3.º e 4.º anos cantaram a canção “Porque é Natal, são os sinos a tocar”; as turmas 1.º 2.º anos da Escola de São Roque apresentaram a canção “Zé, o Boneco de Neve” e os alunos das turmas do 3.º e 4.º anos desta escola cantaram “Coração de chocolate”. Esta atividade também contou com a participação do Coro Infantil da Paróquia de Monchique que com as suas belas vozes entoaram conhecidas canções de Natal. Por fim, o concerto terminou com todos os presentes a entoar a canção “A todos um bom Natal”.

Como convidados especiais estiveram presentes no concerto treze crianças, meninos e meninas, acompanhados das respetivas educadoras, do Refúgio Aboim Ascensão, pois além de virem ouvir cantar os seus amigos de Monchique também vieram receber uma pequena oferta – pijamas. Este gesto surgiu com o Dia Nacional do Pijama – 20 de novembro – e os alunos do 1.º ciclo juntamente com os pais angariaram algum dinheiro e assim manifestaram a solidariedade e a partilha. Ao receber esta oferta este grupo de pequeninos agradeceu também com uma canção de natal. Esta iniciativa teve a colaboração da Câmara Municipal de Monchique.

No dia 15 de dezembro foi a vez dos alunos do 2.º e 3.º ciclos assinalarem a quadra natalícia mostrando os seus dotes, especialmente de canto e de dança, aos colegas, professores, pais, encarregados de educação e amigos. Do programa constaram canções de natal em português interpretadas pelos alunos das turmas do 5.º ano e do 6.º ano, em inglês interpretadas por um aluno do 8.º B, e em francês foram entoadas pelos alunos do 7.º, 8.º e 9.º anos. A terminar houve uma coreografia apresentada por um grupo de dança da escola (alunas de diferentes turmas). Também animaram esta festa um grupo de adultos que tocam cavaquinho e são ensaiados por uma encarregada de educação do Agrupamento.

Todas estas atividades só foram possíveis graças ao empenho e dedicação de docentes, de auxiliares e de pais e encarregados de educação e ao apoio da Paróquia de Monchique e da câmara municipal. Todos colaboraram para a possibilidade de “viver o espírito de Natal”.

Pode-se ainda acrescentar que nas duas últimas semanas do 1.º período estes mesmos alunos também tiveram oportunidade de assistir/participar em sessões de teatro e/ou cinema, ofertas de Natal respetivamente da câmara municipal e da Junta de Freguesia de Monchique. Em nome dos alunos, um especial obrigado a todos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *