Nove anos de escolaridade, nove passagens pela rádio

A Maria Gervásio tinha apenas seis anos de idade quando fez a sua estreia na Rádio Foia, na rubrica «Um Livro por Semana». Foi em janeiro de 2010. Andava no 1.º ano e já sabia ler. Combinámos, então, que faria sempre a primeira edição de janeiro até ao 9.º ano de escolaridade. Tem, agora, 14 anos e está no 9.º ano. Ela cumpriu a sua promessa e a Biblioteca Escolar também fez por isso. É, sem dúvida, a nossa melhor leitora. Lá em casa, deve ter uma pequena biblioteca com os muitos livros que ganhou nos muitos e muitos concursos em que participou.

Na sua última participação, no passado dia 4 (a primeira edição do mês de janeiro), comoveu-nos (e acho que também se comoveu) com a magnífica obra Milagre, de R. J. Palacio, um livro que nos narra a história de August, um menino de dez anos que nasceu com uma terrível deformação no rosto e cuja vida muda radicalmente quando vai para a escola e se vê confrontado com o preconceito.

Sensibilizada com a história de August, a Maria retratou-se, reconheceu que também ela teve, por vezes, dificuldades em aceitar as diferenças, admitindo que a crueldade está muito presente na escola.

Share Button

Deixe um comentário