Museu de Portimão recebe conferência sobre o centenário do 1.º Congresso Regional Algarvio

«1915 – O Algarve revisitado» é o título da conferência que o auditório do Museu Municipal de Portimão irá receber no próximo dia 10 de outubro, pelas 15h30, onde será feita uma contextualização do 1.º Congresso Regional Algarvio e do que ele representou para a região.

A sessão de abertura vai contar com a presença de Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão (CMM), seguindo-se as três palestras previstas, a partir das 15h40. A primeira palestrante será Maria João Raminhos Duarte, Doutorada em História Contemporânea, que irá abordar o tema «Congresso Regional Algarvio: Realidade e Utopia», seguida do professor Carlos Osório, cuja intervenção recairá sobre «Victorino da Fonseca Dias, o fotógrafo do 1.º Congresso?». Com a moderação de Elisabete Rodrigues, diretora do SulInformação, o debate irá encerrar com a conferência de José Gameiro, diretor científico do museu, sobre «O barítono portimonense Alfredo de Mascarenhas».

Segundo a página de Facebook do Museu de Portimão, com esta iniciativa «será possível relembrar, debater e divulgar a importância histórica desse momento para o conhecimento do contexto político e social da época e homenagear esta singular ação dos republicanos algarvios».

O 1.º Congresso Regional do Algarve realizou-se no Casino da Praia da Rocha, entre os dias 3 e 5 de setembro de 1915 e traduziu-se «no grande momento de afirmação e reflexão regionalista onde, pela primeira vez, foi feito o levantamento das potencialidades e constrangimentos do Algarve», 7_congressoacrescenta a mesma fonte.