Museu de Portimão exibe filme «Heróis do Mar» integrado no Festival Video Lucem

A 3.ª edição do Vídeo Lucem «Heróis do Mar», filmado em 1949 por Fernando Garcia, vai ser transmitido no Auditório do Museu de Portimão nos dias 15, 16 e 17 de março.

«Um filme que tem o som perdido» é considerado um «autêntico tesouro do cinema português porque raramente foi exibido», explica o cumunicado da Câmara Municipal de Portimão. Sob a direção de Flávia Gusmão, o «espetáculo será uma construção com coletivos de Portimão» e vai ser exibido «num espaço ideal ligado ao mar e as suas gentes, o Museu de Portimão».

A película é o retrato da vida e do trabalho dos pescadores de bacalhau que partiram para outras terras num navio bacalhoeiro. António Silva e Isabel Castro são alguns dos nomes de atores que participaram no filme, sendo que esta película marca o primeiro papel da atriz no cinema português.

«Este momento de cinema-performance constituirá um gesto simbólico de homenagem ao filme desconhecido, aos seus protagonistas e a todos aqueles que viveram a vida árdua da pesca do bacalhau», explica.

Nesta terceira edição, o Vídeo Lucem, organizado pelo Cineclube de Faro, com apoio do 365 Algarve, «propõe revelar um conjunto de filmes muito especial: filmes parcialmente perdidos ou inacabados» e que «são obras de arte por direito próprio, que a História ou a inclemência dos dias votou à invisibilidade e ao esquecimento».

O desafio lançado ao espetador é que «sonhe» e «imagine aquilo que não se vê, aquilo que não se dá imediatamente a ouvir ou o que ficou por acabar. Dessa maneira, passará a ser parte desse filme, nesse irrepetível momento em que estes filmes voltam a ganhar vida e são, uma vez mais, em novos contextos artísticos e de exibição, motor de criação»

Os ingressos têm um custo de 5€ e podem ser adquiridos aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *