Municípios algarvios suspendem feiras anuais até final de 2020

No contexto de pandemia que atualmente se vive, os Municípios do Algarve deliberaram, na reunião do Conselho Intermunicipal da AMAL que se realizou no passado dia 5 de setembro, não realizar as Feiras que têm lugar, uma vez por ano, em diversos concelhos da região, por “não estarem reunidas as condições para permitir a realização”, consideram os autarcas. “A decisão será mantida pelo menos até ao final deste ano, até nova avaliação”, esclarece a AMAL.

“Mesmo que estas Feiras sejam de realização ao ar livre, teriam que obedecer a um conjunto de orientações da Direção Geral da Saúde (DGS), que os autarcas afirmam não haver condições para serem cumpridas, uma vez que implicam uma grande concentração de pessoas”.

Fica, assim, suspensa a realização, por exemplo, da Feira de Santa Iria, em Faro, da Feira de São Miguel, em Olhão, da Feira da Praia, em Vila Real de Santo António, da Feira de São Francisco, em Tavira, da Feira de São Martinho, em Portimão, ou da Feira Franca, em Lagos. No entanto, o Município de Silves não acompanha a tomada de decisão da Associação de Municípios do Algarve (AMAL). Por agora, Silves mantém “o propósito de realizar a Feira Anual de Todos os Santos (29 de outubro a 1 de novembro), na expetativa de que a situação pandémica o permita, salvaguardando em qualquer caso as orientações da Direção-Geral da Saúde, atenta a necessidade de defender a retoma económica e a normalização da vida em sociedade, combatendo o medo e a resignação”, avança a autarquia, em nota às redações.

“O foco  continua centrado na proteção da saúde e bem-estar da população do Algarve”, razão pela qual a Comunidade Intermunicipal do Algarve apela, uma vez mais, para que continuem a ser cumpridas as recomendações da DGS (https://www.dgs.pt/).

Recorde-se que, de acordo com o já anunciado pelo Governo, todo o país entrará, a partir de 15 de setembro, em Estado de Contingência.

 

Share Button

Deixe um comentário