Municípios algarvios assinalam Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado ao tema «Desporto, um Património Comum», assinala-se no próximo dia 18 de abril, numa iniciativa da Direção Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal.

Durante os dias 16, 17 e 18 de abril, estão previstas em todo o país, mais de 700 atividades diferentes, «com a finalidade de enaltecer a importância cultural e social do desporto, destacar o papel insubstituível,ao longo da história, de inúmeras associações, clubes, autarquias, museus e outras organizações, públicas e privadas, na formação e consolidação da identidade de comunidades locais, regionais e nacionais, e também fazer ressaltar as diferentes formas de expressão do património associado ao desporto, seja em edifícios, em tradições ou em registos de diferente natureza», explica a DGPC.

Também o Algarve se associa à efeméride, promovendo, ao longo destes dias, diversas iniciativas onde o património e o desporto tornam-se aliados à preservação da memória e identidade comum. Desde visitas guiadas, caminhadas, exposições, jogos tradicionais e recriações históricas, os municípios de Lagos, Portimão, Silves, Lagoa e Monchique pretendem sensibilizar as comunidades para a valorização dos seus patrimónios.

 

LAGOS

Dia 16

11h00 e 15h00 – Visitas comentadas à exposição «Carlos Cabral – 50 anos de glórias desportivas» – Estádio Municipal

Inscrições até ao dia 14 de abril, através do Museu Municipal Dr. José Formosinho

21h30 – Concerto «Barroco em Talha Dourada» – Igreja de Santo António

 

Dia 17

10h00 – 13h00/ 1400 às 18h00 – Dia Aberto no Museu e no Forte da Bandeira (Entrada gratuita)

 

De 18 a 24

Peças em Destaque no Museu

Junto de algumas peças expostas no Museu Municipal Dr. José Formosinho será colocado um distintivo alusivo à temática do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios deste ano, aludindo à relação tema-objeto.

 

Dia 23

15h00 às 18h00 – «A História do Concelho contada pelo seu Património»

Visita orientada ao património natural e religioso das vilas de Odiáxere e da Luz, inserida no ciclo «Passeios com História – 2016». (Ponto de encontro: Avenida dos Descobrimentos)

 

Dia 24

10h às 13h – Rota do Património Desportivo

Caminhada (8km) aberta à comunidade em geral, que tem como finalidade dar a conhecer alguns dos equipamentos desportivos da cidade, numa perspetiva cultural e desportiva. (Local de partida: Estádio Municipal)

 

PORTIMÃO

 Dia 15

15h00 às 18h30 – Sessão de conferências «Era uma vez na Pré-história» e degustação de cerveja artesanal – Museu Municipal

Dia 16

10h00 às 16h30 – Recriação histórica “Um dia na Pré-história” – Monumentos Megalíticos de Alcalar

 

MONCHIQUE

 De 18 de abril a 5 de maio

Exposição «Memórias do Desporto no Concelho de Monchique», que segundo a Câmara Municipal de Monchique (CMM), entidade organizadora do evento, «pretende gratular a importância cultural e social do desporto, assinalando o papel das associações e clubes na sua presença desde há muito, presente na vida e identidade da comunidade concelhia, com o objetivo de alertar e sensibilizar para a importância da proteção e valorização do património».

 

 SILVES

 Dia 16

9h30 – Visita acompanhada «Percurso Arqueológico de Vale Fuzeiros»

Caminhada de 6 km com a descoberta do património arqueológico local (monumentos megalíticos, sepulturas escavadas na rocha e património vernáculo, sem esquecer da fauna e flora)

Ponto de encontro: antiga escola primária de Vale Fuzeiros (atividade sujeita a marcação)

 

Dia 18

9h30 – «Uma caminhada pelo Património», percurso de 4,3 km à descoberta do Património Cultural da cidade, passando por locais emblemáticos como Rio Arade, Mercado Municipal, Ponte Medieval, Fábrica do Inglês, Casa do Gregório Mascarenhas, Cruz de Portugal, Porta da Traição, Castelo, Aljibe, Ruinas Arqueológicas do Castelo, Cisterna dos Cães, Igreja da Misericórdia, Sé de Silves, Cisterna da rua do Castelo, Pelourinho, Muralhas Portas da Almedina, Edifício da Câmara Municipal, Igreja dos Mártires.

Ponto de encontro: Praça d’Água/Piscinas Municipais (actividade sujeita a marcação prévia)

 

 LAGOA

Concurso de fotografia digital «Um Olhar sobre o Património Histórico e Natural do Concelho de Lagoa»

Até 14 de abril – Entrega das fotografias

Dia 23 – Entrega dos prémios (Lagoa Wine Show)

 

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de «sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização», celebrando também o património nacional e comemorando «a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo», acrescenta a DGPC. Em cada país, é promovido, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, cujo acesso, na grande maioria, é gratuito.

 

11_monumentos e sítios

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *