Município de Silves celebra Dia Nacional dos Centros Históricos com atividades para todos

O Município de Silves associa-se às comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos e, no dia 28 de março, vai promover um conjunto de iniciativas que visam alertar para a preservação e valorização do seu património histórico.

«Particularidades Intramuros» é o nome da ação que dará início ao programa de atividades, na qual, segundo a Câmara Municipal de Silves (CMS), «técnicos municipais estarão em locais distintos do centro histórico, abordando visitantes, por forma a divulgar particularidades sobre a riqueza patrimonial da cidade». Esta ação terá lugar das 9h30 às 12hh e das 13h00 às 16h30.

«Já a partir das 10h30 serão dinamizadas, em diversos locais da cidade, as ações «Ecos do Grés» e «Entre Ruas, Ruelas e Pautas», onde se propõe uma pausa aos para que desfrutem do centro histórico ao sabor de uma seleção de textos de índole poética e vivenciem, de forma singular, o centro histórico através de apontamentos musicais», acrescenta a edilidade. Esta iniciativa realiza-se às 10h00 nas escadarias da Sé, ás 11h30 no largo do Município, às 14h30 junto á entrada do Castelo e ás 15h30 na escadaria da Misericórdia.

No mesmo dia, quem comprar um bilhete conjunto para visitar o Castelo e o Museu Municipal de Arqueologia, terá direito a uma prova de vinho, no âmbito da ação «Vaja, Viva e Prove».

No Largo da Sé estão previstas diversas atividades lúdicas e educativas, entre as quais visitas de sensibilização intramuros, uma série de jogos tradicionais como malha, petanca, arcos, estafeta com perícia e manipulação e ainda momentos de criação artística. Esta «Aventura no centro histórico… jogos, criatividade e diversão» irá ter lugar entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 16h30, estando sujeita a inscrição prévia e limitada a um máximo de 30 participantes.

Para informações adicionais e inscrições contacte o sector de Património Histórico da CMS através do e-mail patrimoniocultural@cm-silves.pt ou do telefone 282 444 854.

15_centros históricos_silves