Município de Monchique substitui iluminação pública

O Município de Monchique assinou, no passado dia 15, com a EDP Distribuição um protocolo que visa promover a eficiência no consumo de energia elétrica no concelho através da substituição da iluminação atual por tecnologia LED.

O protocolo prevê «a substituição de todos os tipos de iluminação, luminárias, lâmpadas e apoios a utilizar na iluminação pública do concelho, nas zonas urbanas, rurais e semiurbanas, jardins, parques públicos e zonas de lazer, por lâmpadas LED», segundo comunicado de imprensa.

«A assinatura do protocolo teve como objetivo atualizar o Anexo I do Contrato de Concessão de Distribuição de Energia Elétrica em Baixa Tensão, passando a contemplar Luminárias de tecnologia LED no seu catálogo de luminárias correntes, de que resulta a instalação destes equipamentos em condições muito vantajosas para o Município. », afirma a mesma fonte.

Nas zonas rurais os trabalhos já começaram. Algumas áreas do concelho ainda utilizam lâmpadas de mercúrio e sódio. «O plano de substituição gradual de luminárias de iniciativa da EDP Distribuição iniciou-se em 2016, tendo sido substituídas até final de 2017, 324 luminárias das 3032 existentes», segundo a mesma.

Este protocolo prevê «contribuir para o reforço da qualidade de vida de todos os monchiquenses, aumentando o sentimento de segurança da população, bem como do contributo para o embelezamento do espaço público através de uma solução moderna, inovadora e que é ao mesmo tempo mais económica e amiga do meio ambiente», salienta Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique.

Segundo o comunicado de imprensa, prevê-se que os trabalhos continuem a ser desenvolvidos gradualmente, ao longo deste e dos próximos anos, com a substituição de 200 luminárias em 2018 e 350 em 2019. Até à data de hoje foram substituídas 324, das 3032 existentes.

 

Share Button

Deixe um comentário