Município de Monchique oferece cadernos e fichas de atividades a alunos do concelho

A Câmara Municipal de Monchique (CMM) está oferecer cadernos e fichas de atividades aos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos que residam ou frequentem as escolas do concelho.

Segundo nota enviada às redações «esta medida, que fazia parte do conjunto de apoios e incentivos fiscais que a autarquia disponibiliza para a sua população estudantil, pretendia abranger todos os alunos, independentemente da sua condição sócio-económica».

«Com o programa apresentado pelo Governo que prevê o empréstimo dos manuais escolares, este apoio deixa de fazer sentido, no entanto como o referido programa de gratuitidade e reutilização de manuais escolares não inclui os cadernos de atividades e de fichas, nem os restantes componentes dos chamados packs pedagógicos, a autarquia pretende dar continuidade a este apoio, assumindo os custos dos cadernos que não estão abrangidos pelo programa do Governo», esclarece a CMM.

Rui André, presidente da CMM salienta que «mais do que nunca este apoio faz sentido, considerando toda a envolvência social e comunitária que a população está a viver. O acesso à educação e à igualdade de oportunidade continua a ser uma prioridade deste executivo municipal. Por isso, mais do que nunca esta ajuda às famílias faz todo o sentido».

No eixo da educação são também garantidos outros apoios como os transportes escolares em todo o concelho e para todos os níveis de ensino, isenções e mensalidades reduzidas na creche municipal, bem como a atribuição de 50 bolsas de estudo por ano letivo aos estudantes universitários.

A autarquia acrescenta ainda que «numa altura em que se prepara o início de um novo ano letivo que, a atender pelas circunstâncias em que se irá realizar, vai obrigar a alterações significativas na forma de organização e funcionamento das escolas e também de todos os serviços afetos como os transportes, o Município encontra-se a trabalhar em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Monchique de forma a dar todas as condições técnicas, físicas e sobretudo de segurança para que as atividades letivas possam decorrer com a normalidade possível em contexto de pandemia, caso se mantenham as regras em vigor determinadas pela Direção Geral de Saúde – DGS».

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *