Município de Lagos adere à Rede Local Garantia Jovem

O Município de Lagos aderiu à Rede Local Garantia Jovem de forma a integrar os jovens em sistemas de educação e formação ou trabalho.

A iniciativa, que é promovida pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), foi aprovada por unanimidade em reunião de câmara do dia 20 de julho com o propósito de apresentar «a jovens NEET – Not in Employment, Education or Training, com idades entre os 15 e os 29 anos, ofertas ao nível da formação, estágio ou emprego», explica a autarquia de Lagos. Os parceiros desta rede terão «um papel estratégico no âmbito da dinamização do Plano Nacional de Implementação Garantia Jovem, sinalização de jovens NEET e apoio na definição das intervenções necessárias e respetivo encaminhamento», acrescenta a Câmara Municipal de Lagos (CML).

A edilidade considera que o projeto «poderá ser uma mais-valia no sentido de ser possível identificar o número de jovens que não estão nem a trabalhar nem a estudar ou a frequentar qualquer tipo de formação, visando o seu enquadramento profissional/educacional/formativo num tempo mais reduzido».

Através desta parceria, o município terá a possibilidade de colaborar, direta ou indiretamente, na sinalização de jovens NETT (no âmbito dos atendimentos sociais), no apoio social e de saúde (desde que enquadrados no Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios no âmbito da Ação Social) e no apoio na área da habitação (orientação no âmbito da procura de habitação a custos controlados).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *