Mundial de resistência estreia-se no Autódromo do Algarve este fim de semana

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) vai receber, de 10 a 11 de junho, as 12 Horas de Portimão, uma prova que faz parte do calendário do FIM Endurance World Championship (EWC).

A prova, que estava agendada para o final deste mês, acabou por ser alterada pela organização «em virtude do feriado nacional de 10 de junho e da inexistência de corridas, nesse fim de semana, do Campeonato do Mundo de Superbike e de Moto GP», adiantam os responsáveis pelo AIA.

Esta será a primeira vez que o circuito algarvio acolhe uma competição elegível para a modalidade, constituindo «um duro teste para pilotos e equipas presentes numa das mais espetaculares, mas ao mesmo tempo, difíceis pistas da atualidades», acrescentam.

O FIM EWC é um dos maiores símbolos do sector de corridas com motos de fábrica e promete trazer ao Algarve grandes nomes da modalidade. Até ao momento, a organização já confirmou a participação da Parkalgar Team, equipa algarvia que estará representada nesta competição pelos dois únicos pilotos lusos em prova, Miguel Praia e Miguel Oliveira, que estarão ao volante de uma Yamaha R1.

Para o AIA, este «será um regresso às pistas de uma equipa que foi por duas vezes campeã do mundo de Supersport e pela qual passaram grandes nomes do motociclismo da atualidade, como Eugene Laverty ou Sam Lowes». A Parkalgar Team chegou ao Campeonato do Mundo em 2007 e, «ao longo de cinco anos foi evoluindo de tal forma que em 2009 esteve a discutir o título de Campeã do Mundo até à última corrida», afirma.

Já Paulo Pinheiro, responsável pela estrutura da equipa algarvia, explica que «este campeonato conta com equipas oficiais dos quatro construtores japoneses e muito boas equipas privadas e nós queremos discutir com elas os melhores lugares da classificação final de uma corrida que promete ser muito dura e espetacular».

Miguel Praia é monitor e instrutor da «Racing School», instalada no AIA e Miguel Oliviera é atualmente piloto no mundial de Moto 2 e vice-campeão do mundo de Moto 3.

 

Foto de destaque: algarvepress.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *