Monchiqueiros cumprem a tradição e banham-se pela 17.ª vez (c/ fotos)

A tradição voltou a cumprir-se na noite de 28 para 29 de setembro com a realização do XVII  Banho do 29. Várias dezenas de pessoas rumaram à Praia do Vau, em Portimão, vestidas a rigor e com farnel para celebrar o Dia de São Miguel.

Já noutros tempos este banho que valia «nove ou segundo alguns, por vinte e nove» de acordo com o livro «Um Algarve Outro», tinha grandes momentos de convívio sendo «os únicos momentos sérios desta excursão o banho, pelo respeito pelo mar e o da mudança da roupa, pela dificuldade da operação».

Tal como antes, o ajuntamento de pessoas, a confraternização, a partilha do farnel e dos calcezinhos de aguardente de medronho são obrigatórios.

Agora, todos mais afoitos e já sem grande medo do mar, vão a banhos com a roupa que outrora era de baixo, e que se transforma em traje a rigor. Já não precisam de se agarrar à corda para vencer a força das ondas, porque, mais modernos e vestidos de amarelo lá estão os nadadores salvadores para auxiliar quem ainda se «abanha como um cepo».

A memória é revivida e transmitida de geração em geração pois a participação no evento, organizado pela Junta de Freguesia de Monchique e apoiado pelo Município de Monchique, já está agendada para o próximo ano e sem qualquer limite de idade.

 

Fotos: João Costa

 

img_1564cmyka

 

img_1567cmyka

 

img_1570cmyka

 

img_1571cmyka

 

img_1578cmyka

 

img_1579cmyka

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *