Monchique tem dois novos casos de covid-19

No dia em que Monchique surge como o único concelho de Portugal continental sem casos ativos de covid-19, e depois de várias semanas nessa situação, é anunciada a existência de duas pessoas infetadas. A notícia foi avançada por Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique, que informa que os dois novos casos são “um casal com idades próximas dos 65 anos e que terão sido infetados por um familiar a viver noutra região do país”.

Como um dos casos é “de um funcionário municipal a exercer funções num estabelecimento de ensino, procedeu-se hoje, dia 16 de novembro, ao encerrando do mesmo, ficando todas as crianças em isolamento profilático até dia 27 de novembro”, informa o edil.

Neste seguimento já foram “testados todos os contactos diretos, cerca de 30 pessoas, entre os quais colegas e outros profissionais deste estabelecimento”, afirma. Rui André esclarece, ainda, que “de acordo com avaliação das autoridades de saúde e caso tal se justifique, serão testadas mais pessoas, sendo que, para já, não há registo de qualquer pessoa ou criança sintomática. A situação vai ser avaliada diariamente de forma a serem tomadas as medidas necessárias”.

O autarca faz a apelo para que “continuemos atentos e a cumprir as regras de higiene respiratória e o uso da máscara, assim como a evitar comportamentos de risco, a bem da nossa própria saúde e de todos aqueles com quem convivemos diariamente, seja em contexto, social, familiar ou profissional”.

Contudo, reforça que o regresso à inexistência de casos de covid-19 no concelho “depende da atitude de cada um, ao não ser foco de contágio nem de disseminação deste vírus. Temos conseguido circunscrever os casos registados até aqui o que só demonstra a forma responsável com que a nossa população tem sabido corresponder a esta ameaça ao nosso bem estar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *