«Monchique Serra Natal» para toda a família

Sob o lema «Monchique Serra Natal», durante o mês de dezembro, o município vai assinalar a quadra festiva com um diversificado programa de atividades alusivas à época e destinadas a toda a família.

A quarta edição do Mercadinho de Natal realizou-se entre os dias 18 e 20 de dezembro, no Largo dos Chorões, no qual marcaram presença o artesanato tradicional, novas criações e produtos alimentares.
No dia 18, o Largo dos Chorões recebeu, também, a visita da Rena Rodolfo e nos dias 19 e 20 de dezembro foi a vez do Pai Natal chegar a Monchique.

No passado dia 20 de dezembro teve lugar a caminhada de Natal para pais e filhos e o concerto de Natal com a Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Monchique e o Coro Juvenil da Paróquia de Monchique na Igreja Matriz, onde se pretendeu fazer «uma viagem temporal através da música, evocando grandes obras», explica a Câmara Municipal de Monchique (CMM).

Para «proporcionar a possibilidade de se encontrar e saborear, nos restaurantes aderentes a gastronomia tradicional da região», a CMM organiza a 4.ª Mostra Gastronómica de Natal “Sabores de Monchique”, que decorre até dia 6 de janeiro. De acordo com a edilidade, «esta será mais uma oportunidade de atrair visitantes ao concelho, e divulgar os produtos tradicionais na oferta gastronómica apresentada pela restauração local, os quais já fazem parte das especialidades da Serra de Monchique».

Os estabelecimentos aderentes a esta iniciativa são: Restaurante “A Charrete”, Restaurante “A Teresinha, Restaurante “Bela Vista”, Restaurante “Foz do Banho”, Restaurante “Jardim das Oliveiras, Restaurante “Paraíso da Montanha, Restaurante “O Luar da Fóia, Restaurante “O Recanto”, no sítio dos Pocilgais , Restaurante “1692”, nas Caldas de Monchique e Restaurante “O Castelo”, no sítio da Alcaria do Banho.

À semelhança do ano passado, o município volta a dinamizar a campanha «Ganhe neste Natal, compre no Comércio Local!», como forma de impulsionar e enriquecer o comércio de Monchique e desafia os comerciantes com lojas sediadas no concelho a participar no IV Concurso de Montras de Natal 2015, no qual são convidados a decorar as suas montras que irão ser alvo de votação do júri e da população em geral.

Por outro lado, o Sorteio de Natal é destinado, de acordo com a CMM, «a todos os indivíduos ou entidades que venham a efetuar compras, até dia 31 de dezembro de 2015, nos estabelecimentos comerciais e de serviços que aderiram à iniciativa, estando estes devidamente identificados com um dístico de Loja Aderente».

Do programa ainda fez parte a Festa de Natal para as Escolas Básicas do Concelho, onde as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo tiveram oportunidade de assistir ao espetáculo «O Capitão Chulé e uma magia de Natal», nos dias 14 e 15 de dezembro.

No Centro Multiusos do Alferce vai estar em exibição, até dia 18 de janeiro, o presépio tradicional, que «é o reflexo de um trabalho de muitas pessoas da freguesia que anualmente se superaram a si mesmos com a criação de um presépio de grandes dimensões e com personagens em movimento», acrescenta a CMM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *