Monchique promove videoconferências destinadas a empresários e cidadãos para fazer face à Covid-19

“#Webinar.Mcq” é o nome de um ciclo de cinco videoconferências temáticas na área do turismo e economia que tem início hoje, dia 23, e decorre até dia 7 de maio, organizadas pelo Município de Monchique.

Este ciclo de webinars tem como grande objetivo «dialogar com os empresários e cidadãos sobre a situação do setor do turismo, bem como de outras áreas da atividade económica do concelho, face à pandemia de COVID-19 que atinge de forma muito intensa a região e o país, mas também com repercussões graves no setor empresarial local», explica nota da Câmara Municipal de Monchique.

«É fundamental discutir estratégias de adaptação e conhecer as medidas à disposição das empresas, o seu acesso e a forma de as utilizar. Cada webinar tem um tema e conta com a participação de um convidado, a quem os participantes poderão colocar questões após a sua intervenção inicial».

As várias videoconferências têm a duração de uma hora e a participação é gratuita mas carece de inscrição obrigatória. «Devem, por isso, todos os interessados inscrever-se através do site do Município de Monchique ou enviando um e-mail para webinar.mcq@cm-monchique.pt com: nome, contacto telefónico e electrónico e empresa que representa, apresentando ainda, caso tenha essa intenção, alguma questão ao convidado. Após validada a inscrição (preferência a empresários locais e limitada ao número máximo da plataforma utilizada), serão concedidas aos interessados aceites, as credenciais para poder participar nas conferências através da plataforma digital Zoom», explica a CMM.

A primeira conferência está a decorrer e tem como convidada Ana Jacinto, Secretária-geral da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, que irá abordar o tema «Medidas de Apoio aos Hotéis e Restaurantes no contexto do COVID-19». A segunda videoconferência será na terça-feira, dia 28 de abril, terá como convidado João Fernandes, presidente da Região do Turismo do Algarve (RTA), e o tema em discussão será «Medidas de apoio às pequenas e médias empresas no setor do turismo no Algarv». No dia 30 de abril será a terceira videoconferência, cujo tema será «Turismo inteligente: e depois da pandemia?», sendo convidado o Subdiretor da NOVA IMS (Information Manager School) e Coordenador do NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, Miguel de Castro Neto. A quarta videoconferência está agendada para o dia 5 de maio, e terá como tema «O setor primário, a pequena agricultura e a produção local no cenário do Covid-19- apoios e perspetivas futuras» e o convidado é Pedro Monteiro, Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve. A quinta e última videoconferência está agendada para o dia 7 de maio, e terá como tema «Trabalhos florestais em tempo de pandemia – Segurança e desafios do setor», tendo esta sessão como convidados Pedro Serra Ramos, presidente da direção da ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, bem como de Carlos Montemor, diretor da Autoridade para as Condições do Trabalho.

Este ciclo de webinars pretende ainda promover a discussão e conhecimento em torno das principais atividades económicas do concelho com enfoque no turismo, na agricultura e setor agro-alimentar, na indústria extrativa e no comércio em geral. O segundo ciclo, já em preparação será sobre os temas da educação, ação e apoio social, saúde e emprego, com especial atenção ao impacto no dia-a-dia das famílias da epidemia do Novo Coronavírus – Covid-19.

Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique será o moderador e “anfitrião” destas sessões e adianta que «quer também nesta ocasião ouvir as principais preocupações e as necessidades destes setores para encontrar soluções de forma a retomar a atividade para algumas destas empresas o mais rápido possível e implementar no terreno as medidas necessárias ao restabelecimento gradual da nova normalidade».

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *