Monchique e mais sete concelhos algarvios recebem «Operação Montanha Verde 2019»

O concelho de Monchique integra a campanha de reflorestação intitulada «Operação Montanha Verde 2019», promovida pela Algar e pelo Zoomarine, juntamente com mais sete concelhos algarvios, nomeadamente, Silves, Loulé, Portimão, Lagoa, Olhão, Tavira e São Brás de Alportel. A iniciativa, realizada em regime pro bono, prevê a plantação de cerca de 42 mil árvores de diversas espécies e vai decorrer durante o mês de novembro de 2019, sendo que o dia 10, um domingo, vai ser destinado a famílias e público em geral e o dia 11, uma segunda-feira, a grupos escolares.

Segundo nota da Algar «a empresa colabora com esta ação pelo segundo ano consecutivo, uma vez que reconhece que a iniciativa constitui um fator determinante para a região na área do Ambiente e da Conservação da Natureza«.

Para a empresa «o objetivo desta ação é sensibilizar a população para a importância da proteção da floresta, sobretudo tendo em conta os inúmeros incêndios que se têm feito sentir no nosso país e em particular na região. As consequências afetam a biodiversidade, por vezes extinguindo plantas e animais, desnudam solos que em circunstâncias atmosféricas extremas, como as chuvas intensas, sofrem arrastamentos e perda de terras. A iniciativa pretende assim incentivar os algarvios a plantarem uma árvore, como forma de contribuírem para o aumento da cobertura vegetal da região».

No âmbito desta operação, a Algar compromete-se ainda a cooperar de forma ativa e operativa com o Zoomarine e seus representantes nas ações logísticas, técnicas, conservacionistas, educacionais e afins inerentes à «Operação Montanha Verde»; disponibilizar, a título gratuito, o composto orgânico Nutriverde, produzido pela empresa através dos resíduos verdes gerados na região, que será utilizado na plantação das árvores em cada um dos 8 municípios participantes na campanha; incentivar a presença de voluntários nos dias de plantação e disponibilizar sacos e contentorização para a separação e deposição dos resíduos recicláveis produzidos pelos participantes durante a realização da campanha, assim como a sua posterior remoção e encaminhamento para adequada valorização.

Já o Zoomarine entende que «plantar mais 42 mil árvores em 2019 não muda o mundo, mas pode ser uma ajuda importante para algumas partes do nosso Algarve. E, por vezes, basta uma árvore para ajudar a fazer a diferença para humanos,  para outras espécies… e para a nossa consciência coletiva».

Entretanto, os interessados em voluntariar-se para a ação deverão inscrever-se, segundo o Zoomarine por questões de seguro e por logística operacional, em https://www.montanhaverde.zoomarine.pt/.

A «Operação Montanha Verde 2019» tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República, assim como o apoio da RTA – Região de Turismo do Algarve e da ALGAR SA. Este ano, juntam-se à atividade as Águas do Algarve SA e o Vila Vita Parc Resort & Spa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *