Monchique assina protocolo para a formação de uma EIP

O presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André, e o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Monchique, José Gonçalo Duarte, vão assinar hoje, em Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, um protocolo para a formação de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) no concelho de Monchique.

Estas equipas são formadas por quatro ou cinco profissionais, com idades compreendidas entre os 20 e 40 anos e ser bombeiro de 3.ª no Quadro Ativo, com pelo menos dois anos de serviço efetivo. Todas as equipas têm um chefe que deve ser recrutado, preferencialmente, da estrutura de comando da coorporação.

A missão das EIP passa por assegurar, permanentemente, socorro à população, nomeadamente em situações de combate a incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes ou catástrofes; socorro a náufragos; desencarceramento ou apoio a sinistrados; minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave e colaboração em outras atividades de proteção civil.

O protocolo vai ser assinado na presença de Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, Manuela Machado, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, e Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *