«Mês do Azulejo» vai ser celebrado no Jardim 1.º de Dezembro em Portimão

Portimão está integrado entre os 10 municípios convidados para a iniciativa «Mês do Azulejo». Nos dias 13, 17, 20, 24, 27 e 31 de outubro o Jardim 1.º de Dezembro, em Portimão, estão marcadas visitas para a comemoração deste mês inserido no Ano Europeu do Património Cultural 2018.

A utilização do azulejo em Portugal e a sua importância cultural levaram a que o Museu Nacional do Azulejo (MNAz), o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa promovessem esta «iniciativa conjunta de reflexão acerca da tradição do azulejo» no país, explica a nota enviada pelo Município de Portimão. Esta iniciativa está pensada para se articular com a candidatura do azulejo português a Património da Humanidade.

Em Portimão, o Jardim 1.º de Dezembro exibe um conjunto de azulejos que «constitui como um ponto de partida interessante para divulgar o modo como o azulejo se foi implementando no sul do país», realça a mesma fonte. Para comemorar este mês temático estão agendas visitas a este jardim, que retrata «a transição administrativa em que a Vila de Portimão passa a cidade».

As visitas, que contarão sempre com a presença da equipa de conservação e restauro do Museu, responsável pelo projeto de preservação do grupo azulejar deste espaço, terão lugar no dia 13, entre as 11h00 e as 12h30, com o Dr. Alexandre Pais, historiador e conservador do Museu Nacional do Azulejo, como anfitrião; e nos dias 17, 24 e 31, entre as 10h00 e as 11h00, com a Dra. Susana Lainho, Conservadora-Restauradora na SELO.

Para os mais novos, «Sábados em Família» é uma atividade promovida pelo Serviço Educativo do Museu de Portimão, que vai decorrer nos dias 20 e 27, das 14h30 às 17h30. Esta iniciativa é intitulada por «Azulejos do Nosso Jardim», em que «os participantes irão realizar um pequeno painel inspirado no Jardim 1º de Dezembro usando a técnica tradicional do séc. XIX», segundo a mesma nota.

Os «Sábados em Família» têm participação gratuita, sujeita a inscrição prévia, através do e-mail oficinaeducativa@cm-portimao.pt ou do telefone 282 405 235, limitada a 20 participantes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *