Melhores atletas do mundo em ginástica ritmica estão de volta a Portimão

Portimão recebe, uma vez mais, o Torneio Internacional de Portimão (TIP) e Taça do Mundo de Ginástica Rítmica – Jogos Santa Casa, com arranque marcado para sexta-feira, dia 4 de maio.

Cerca de 70 ginastas oriundas de 11 países vão competir no TIP. Entre as delegações o destaque salta para «dois nomes bem conhecidos do público de Portimão: as ex-ginastas russas Eugénia Kanaeva (bicampeã olímpica) e Oxana Skaldina (medalha de bronze nos JO de 1992, agora no papel de treinadoras», adianta o comunicado da Câmara Municipal de Portimão (CMP).

Portugal conquistou em 2017, pela primeira vez e na 26.ª edição do TIP, «o primeiro lugar por equipas, no escalão júnior, estará representado por uma forte delegação composta por quatro ginastas seniores, Beatriz Santos (SAD), Maria Canilhas (GCP), Margarida Ferreira (GCP) e Laura Sales (GCP), e 11 juniores: Carolina Lima (GCP), Dinora Bondar (GCP); Luana Gomes (GCP); M.ª Beatriz Pinto (CNM); Rita Araújo (GCP), Bárbara Santos (AAE); Beatriz Freitas (CSM); Beatriz Salvador (AAE), Beatriz Verhaeghe (SAD); Dalia Porokhnya (GCP); Madalena Lages (BFC); Mariana Fonseca (AAE) e Sofia Bolaños (SAD)».

Portimão recebe elite mundial da modalidade

Na próxima semana, dia 11 de maio, arranca a etapa portuguesa do circuito mundial da disciplina com a realização da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica – Jogos Santa Casa. Nesta competição estarão cerca de duas centenas de participantes provenientes de 22 países, dos quais 37 são ginastas individuais e 10 conjuntos.

Relativamente à edição anterior, os «números que representam um forte crescimento» desta «prova contou com a participação de 42 ginastas em representação de 12 países». O ano de 2017 representou o «regresso da etapa portuguesa da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica a Portimão, depois de um interregno de vários anos». A CMP salienta que esta competição «já foi apelidada da melhor Taça do Mundo do circuito, pela excelente organização, logística e infraestrutura e volta a lutar pela conquista do seu antigo estatuto».

Este ano ficará «marcado por uma forte participação e pela presença da elite mundial da disciplina» com destaque para «as maiores delegações em competição, designadamente a Bielorrússia e o Azerbeijão». Portugal será representado por «Laura Sales (GCP) e Margarida Ferreira Correia (GCP). Na vertente Individual ressalta-se a presença das duas ginastas olímpicas Natalia Gaudio e Kaho Minigawa, que marcaram presença nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016».

A organização deste evento conta com a parceria entre a Federação de Ginástica de Portugal, da Câmara Municipal de Portimão e da Associação Turismo de Portimão.

 

@Foto de destaque Sul Informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *