Magustos tradicionais animam freguesias do concelho

As freguesias de Alferce, Marmelete e Monchique vão promover, no mês de novembro, magustos tradicionais, como forma de recordar este costume que, outrora, era muito frequente realizar-se no concelho.

No Alferce, o Magusto Popular vai ter lugar no dia 1 de novembro, a partir das 12h00, com a abertura da mostra de produtos locais e artesanato, que inclui uma tasquinha e porco no espeto, seguindo-se, às 14h00, a abertura da exposição de bordados e bricolage, no Centro Multiusos local. O magusto, previsto para as 14h00, terá a animação musical de Rita Melo, Fábio Muchacho e do Rancho Folclórico de Algoz.
O Magusto Popular é organizado pela Junta de Freguesia do Alferce e conta com os apoios da Casa do Povo de Alferce, Município de Monchique e Junta de Freguesia de Monchique.

A XXII edição da Festa da Castanha de Marmelete vai realizar-se dia 7 de novembro, a partir das 15h00, junto à Casa do Povo. Com organização da Junta de Freguesia de Marmelete e apoio do centro de dia, paróquia, produtores de medronho e escola da freguesia, esta iniciativa, «que tem atraído de ano para ano um crescente número de visitantes», vai permitir que todos possam «saborear de forma gratuita as castanhas assadas de forma tradicional, recorrendo à carqueja, pequeno arbusto, que exubera em todo o concelho de Monchique», explica a JFM.

A partir das 17h00, está prevista a entrega dos Diplomas de Mérito aos melhores alunos da freguesia de Marmelete, com o intuito de premiar os estudantes que, ao longo do ano letivo 2014/2015 «desenvolveram de forma excelente as metas do seu currículo e o gosto pelo estudo e pela aprendizagem», acrescenta a edilidade.

A Festa da Castanha irá contar ainda com muita animação musical, estando programado os espectáculos com as artistas e bailarinas «As Latinas» e com o acordeonista/vocalista Eurico Martins, pelas 19h00.
Em Monchique, o magusto tradicional irá realizar-se no dia 15 de novembro, a partir das 15h30, no Quintal da Junta de Freguesia e terá a animação musical da acordeonista Ana Páscoa.

Share Button

Deixe um comentário