Luís Grade: «O futuro da feira está sempre em crescente»

A 24.ª edição da Feira dos Enchidos de Monchique vai decorrer nos próximos dias 3, 4 e 5 de março no Heliporto Municipal.

Com o objetivo de procurar «a tradição, através de unidades especialmente concebidas para este certame, os visitantes terão a oportunidade de apreciar os mais típicos sabores da gastronomia local» pelo que a 24.ª edição irá contar com «45 expositores que vão dos enchidos ao medronho, mel, licores, doçaria, pão, artesanato, cocktails, bares, tasquinhas» anunciou o vereador da Câmara Municipal de Monchique, Luís Grade, em declarações ao Jornal de Monchique.

Nas últimas edições da feira estiveram cerca de 25 mil visitantes, mas na edição deste ano, o autarca espera «ultrapassar esse valor, uma vez que em termos turísticos Portugal e o Algarve têm dado mostras de crescimento».
Durante a feira «vai decorrer o Prémio Lima Duque, atribuído a um produtor de enchidos, com o intuito de perpetuar a lembrança do Dr. Luís Fernando Maia de Lima Duque, médico veterinário e pessoa desde sempre ligada a esta feira».

O showcooking vai decorrer, à semelhança do ano passado, com duas demonstrações, uma no sábado à durante a tarde (15h30) e outra no domingo à hora de almoço (13h00). A demonstração vai estar a cargo da Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve.

Este ano, tal como em edições anteriores, vai decorrer uma mostra gastronómica nos restaurantes Charrete, Luar da Foia, Fonte dos Chorões, Bela Vista, Teresinha, Jardim das Oliveiras e Foz do Banho, onde vão ser servidos pratos tradicionais em que a carne de porco é o ingrediente principal.

Luís Grade admite ainda que «o futuro da feira está sempre em crescente». E confessa que «nós adquirimos um espaço, onde vai ser construido o pavilhão multiusos, com uma área superior a que temos agora, que nos condiciona.

Logicamente que a feira é para melhorar, apresentando uma maior oferta de produtos».

O vereador está esperançado que no próximo ano a feira possa decorrer nas novas instalações, sublinhando que ainda «existe um ano para trabalhar».

A animação vai estar garantida. Na sexta-feira, dia 3, atua o Grupo Folclórico Luz de Tavira, às 21h30, no sábado a animação musical vai estar a cargo do grupo Quinta do Bill, às 22h00 e, no domingo, encerra o certame um concerto com Virgul, ex-membro dos Da Weasel, às 18h00. Durante todo o fim de semana a Banda de Concertinas da Sertã que «repete o espetáculo do ano passado». Também no sábado, na parte da manhã, haverá uma demonstração da Academia de Karaté de Monchique.

A feira abre as portas na sexta- feira às 16h00, encerrando às 23h00. No sábado e domingo o certame está aberto ao público entre as 10h00 e as 23h00.

PROGRAMA:
Sexta – 3 de Março
16h00 – Abertura
17h30 – Inauguração
21h30 – Grupo Folclórico Luz de Tavira
23h00 – Encerramento

Sábado – 4 de Março
10h00 – Abertura
11h00 –Academia de Karaté de Monchique
12h30 – Banda de Concertinas da Sertã
15h30 – Showcooking pela Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve
18h00 – Banda de Concertinas da Sertã
20h30 – Banda de Concertinas da Sertã
22h00 – Concerto QUINTA DO BILL
23h00 – Encerramento

Domingo – 5 de Março
10h00 – Abertura
11h30 – Banda de Concertinas da Sertã
13h00 – Showcooking pela Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve
14h00 – Banda de Concertinas da Sertã
17h00 – Banda de Concertinas da Sertã
17h45 – Entrega do Prémio Lima Duque
18h00 – Concerto VIRGUL
23h00 – Encerramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *