Leituras a pares cativa novos leitores

Os microfones de uma rádio podem intimidar qualquer um de nós, no entanto, há crianças que encaram a rubrica semanal de leitura na Rádio Foia com uma naturalidade e um à-vontade surpreendentes. Outras, porém, precisam de uma coragem acrescida, de um incentivo e de um apoio que, muitas vezes, chegam da parte de um colega ou de um amigo. Nessas situações, é normal combinaram uma intervenção conjunta na rubrica «Um Livro por Semana» e a leitura faz-se a pares, a partir de uma obra comum, com tarefas muito bem distribuídas.

No dia 1 de fevereiro, a Mariana Furtado e o Rodrigo Garrana, que frequentam o 3.º ano na Escola EB1 N.º 1, participaram pela primeira vez na nossa rubrica de leitura, mas o nervosismo e a ansiedade foram desaparecendo no curto percurso entre a escola e os estúdios da rádio e os dois leitores divertiram-se e divertiram a audiência com uma animada leitura dos poemas «A menina feia» e «Abeceário sem juízo», da obra Poemas da Verdade e da Mentira, de Luísa Ducla Soares.

A conversa espontânea e descontraída com a jornalista Idalete Marques foi um dos atrativos da sessão e os meninos voltaram à escola entusiasmadíssimos com esta nova experiência.

O trabalho de parceria manteve-se na sessão do dia 15 e juntou uma leitora estreante, a Lara Gonçalves, e uma leitora repetente, a Sofia Duarte, ambas do 2.º ano da Escola EB 1 N.º 2.

Já familiarizada com o ambiente do estúdio, a Sofia foi a parceira ideal para a Lara e as duas meninas presentearam os ouvintes com uma leitura irrepreensível da obra O Coelhinho Branco, numa adaptação de Ana Oom. Lendo alternadamente as falas das personagens, as nossas leitoras puseram-nos a par da angústia do Coelhinho Branco cuja toca foi ocupada pela Cabra Cabrês, que ameaçava saltar-lhe em cima e fazê-lo em três. Como tamanho e coragem são palavras que não rimam, a ajuda chegou da parte da pequenina formiga, provando que os amigos não se medem aos palmos.

O mês de março abriu com mais uma sessão partilhada, desta vez pela Beatriz Reis e pela Filipa Alves, da turma B do 6.º ano, que fizeram uma apresentação muito interessante da obra Corpos Celestes, de José Jorge Letria. Fortemente apoiada pela colega, a Filipa não se mostrou intimidada pela emissão em direto, nesta sua primeira passagem pela rádio, e as duas leitoras levaram-nos numa viagem poética até outras galáxias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *