Lagos recebeu visita oficial de embaixadora britânica

Kirsty Isobel Hayes, embaixadora do Reino Unido em Portugal, esteve recentemente reunida com esta comunidade residente no concelho, para tentar dar respostas às inúmeras questões que lhe têm chegado a propósito do «Brexit».

O concelho de Lagos é habitado por estrangeiros de várias nacionalidades, sendo a comunidade britânica a que maior expansão tem em todo o município e região algarvia.

Neste encontro, que decorreu no Centro Cultural de Lagos, foram referidas diversas preocupações, entre as quais, os títulos de propriedades, acesso a cuidados de saúde, pensões, pagamento de impostos e equivalências no que diz respeito à carta de condução.

De acordo com a Câmara Municipal de Lagos (CML), «a embaixadora fez questão de tranquilizar os britânicos residentes na cidade sobre esta nova realidade, sublinhando que tudo se processará da mesma forma nos próximos dois anos, altura em que serão negociados e debatidos estes e outros assuntos que dizem respeito ao futuro do Reino Unido fora da União Europeia».

Na mesma 27_sessão esclarecimento_embaixadora_lagossessão, Kirsty Isobel Hayes mostrou-se disponível para continuar a manter as boas relações que até aqui têm prevalecido com o país, em geral, e com o município de Lagos, em particular.

Já Maria Joaquina Matos, presidente da CML, que também marcou presença no encontro com a embaixadora e comunidade britânica residente no concelho, considerou ser «um momento muito importante na vida do Reino Unido, dos europeus e dos portugueses», acreditando que este «desafio será com certeza vencido da melhor forma possível». A autarca salientou também que está «confiante no futuro», uma vez que «em Portugal não deverá haver quaisquer problemas com esta nova realidade e que a comunidade britânica será aqui em Lagos sempre bem-vinda».

Uma nova sessão de esclarecimentos ficou prevista para setembro ou outubro do corrente ano. 

Share Button

Deixe um comentário