Lagos adere ao Compromisso pela Bicicleta

O Município de Lagos aderiu à iniciativa nacional «Compromisso pela Bicicleta», com o objetivo de promover a mobilidade neste meio de transporte.

O projeto ao qual o concelho de Lagos aderiu resulta de uma proposta da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), apresentada em reunião pela Universidade de Aveiro que deu a conhecer o balanço de outras ações como o European Cycling Challenge, Programa Cycling e Walking e Plano para a Mobilidade Urbana Sustentável.

De acordo com a Câmara Municipal de Lagos (CML), esta iniciativa foca a «necessidade de sensibilização para as alterações climáticas, a redução de emissões de CO2 e a dependência dos combustíveis fósseis, assim como a necessidade de assegurar acessibilidades para todos e a segurança rodoviária».

O Compromisso pela Bicicleta é reconhecida pela European Cyclists Federation (ECF) e pela Comissão Europeia, tem coordenação da Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave e Universidade de Aveiro e conta com a participação de especialistas a nível nacional, instituições e entidades públicas, universidades, indústria, setor do turismo e vários municípios que partilham as melhores experiências nacionais para promover a mobilidade em bicicleta.

«A adesão ao Compromisso pela Bicicleta não tem quaisquer custos e todas as ações e investimentos do município nas iniciativas acima referidas serão consideradas neste projeto, e contribuirão para a melhoria da imagem do município a nível nacional, no que respeita a boas práticas da mobilidade em bicicleta», conclui a autarquia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *