Lagoa promove colóquio no Dia Internacional dos Arquivos

«Entre o tudo guardar e o nada perder – O papel dos Arquivos Municipais na salvaguarda da Memória Local» é o nome do colóquio que marca a celebração do Dia Internacional dos Arquivos e o 70.º aniversário da criação do Conselho Internacional de Arquivos, dia 9 de junho, no Auditório do Convento de S. José, em Lagoa.

Esta iniciativa tem o objetivo de «divulgar a importância dos arquivos em todo o mundo às populações locais», avança a Câmara Municipal de Lagoa, em comunicado. O colóquio marca o início de um novo ciclo temático, «Lagoa por uma causa», que pretende ser um «momento de reflexão em torno do que se pode e/ou se deve conservar, no sentido de combater o esquecimento e preservar a memória».

Destinado a arquivistas, bibliotecários e documentalistas, historiadores, arqueólogos, museólogos, estudantes, professores, podem, ainda, participar todos os que, de forma direta ou indireta, lidam com os arquivos e a preservação e difusão da História e memória local e regional.

«Lagoa, cidade educadora» vai receber convidados na área das Ciências da Informação, entre os quais contam nomes como José Pacheco Pereira, Armando Malheiro da Silva, António Maranhão Peixoto, Paula Ucha, Cristiana Vieira de Freitas, Abel Rodrigues, Alexandra Lourenço, André Melícias, Maria Luísa Pereira e Tiago Barão.

O programa do colóquio pode ser consultado aqui e as inscrições, gratuitas e obrigatórias, devem ser realizadas até ao dia 7 de junho através do formulário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *