Lagarta do Pinheiro erradicada das árvores em Portimão

A Câmara Municipal de Portimão efetuou, em novembro de 2016, uma campanha de prevenção à formação de ninhos com uma nova técnica de combate a lagarta do pinheiro «processionária». Esta campanha têm como objetivo prevenir e controlar o desenvolvimento da «Lagarta do Pinheiro ou Processionária».

«Tendo em conta que a Lagarta do Pinheiro pode afetar a saúde pública, a Câmara Municipal de Portimão realizou uma campanha de combate a essa praga, que consistiu numa injeção de um inseticida em todos os pinheiros localizados nas Escolas de Portimão (Quatro Estradas, Vendas, Coca Maravilhas, Chão das Donas, Major David Neto, Jardim de Infância Portimão N.º 4 do Fojo e Centro Escolar do Pontal), pretendendo, assim, contribuir para o controlo da Processionária-do-Pinheiro», adianta a câmara em comunicado.

Segundo o mesmo comunicado «esta técnica implementada revelou-se altamente eficaz e pode-se dizer que a »Lagarta do Pinheiro ou Processionária» foi erradicada das escolas e das árvores onde a técnica foi aplicada. Este procedimento foi realizado por técnicos da autarquia que se encontravam certificados pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária».

«A Lagarta do Pinheiro é um inseto desfolhador que ataca pinheiros e cedros. Embora não cause a morte das árvores, os seus sucessivos ataques e desfolhas muito severas levam ao enfraquecimento das mesmas e à sua predisposição a outros agentes secundários, podendo levar à morte da árvore», conclui o comunicado da autarquia.

 

Imagem: Câmara Municipal de Portimão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *