João Soares visitou o Ribat da Arrifana em Aljezur

João Soares, Ministro da Cultura desde a posse do atual governo, esteve ontem no concelho de Aljezur e visitou o Ribat da Arrifana, um espaço de grande importância para o município e região do Algarve.

O ministro, que realizou a sua primeira deslocação oficial ao Algarve, foi acompanhado por José Amarelinho, Presidente da Câmara Municipal de Aljezur (CMA), José Manuel Gonçalves, vereador com o pelouro da Cultura, Alexandra Gonçalves, Diretora Regional de Cultura do Algarve e técnicos da Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur.

O Ribat da Arrifana é, até ao momento, a única estrutura do género em território nacional e a segunda da Península Ibérica, pelo que a CMA considera ser «um sítio de grande valor histórico que sempre tem merecido da parte da Câmara, especial atenção, constituindo-se como uma das peças fundamentais na estratégia de desenvolvimento sustentável que perseguimos».

A visita de João Soares representou para a edilidade uma possibilidade de «potenciar por parte do Estado o importante e indispensável trabalho de conservação e valorização do monumento», que foi reconhecido e classificado como nacional em julho de 2013.

«À nossa escala e possibilidade financeira, a Câmara de Aljezur tudo fará nesse sentido», concluiu a autarquia.