INTERNET SEGURA – Sessões para alunos, pais e encarregados de educação

No passado dia 6 de fevereiro comemorou-se o Dia da Internet Mais Segura. Neste âmbito, e ao longo do mês de fevereiro, o Agrupamento de Escolas de Monchique desenvolveu várias iniciativas para alunos e para pais e enc. de educação.

No dia 7 de fevereiro, durante o período da manhã, foi realizada uma palestra pelos agentes Sónia Francisco e Nelson Costa da Escola Segura (GNR), dirigida a alunos de turmas do 6.º, 7.º e 9.º ano, sobre os perigos da internet. Esta ação decorreu no Auditório da Escola e também teve a intervenção de um grupo de alunos da turma A do 7.º ano – Maria Carolina Silva, Livina Marques, Ana Valério e José Luís. Este grupo apresentou um pequeno vídeo relacionado com o tema dos perigos da internet e como devemos lidar com os novos contactos. Os agentes da Escola Segura esclareceram sobre algumas questões técnicas e forneceram conselhos úteis aos alunos.

No período da tarde do mesmo dia, quatro alunas do 8.º ano da nossa Escola – Anita Pinto, Alice Marreiros, Carolina Luís e Margarida Nunes –  apresentaram uma ação para docentes intitulada “Perigos nas Redes Sociais” informando os presentes sobre as ameaças reais existentes na atualidade relativamente a estas ferramentas digitais e transmitiram indicações para lidar com estes problemas. Esta última ação decorreu na sala TIC da escola, no âmbito do projeto SeguraNet sendo as alunas em questão as líderes digitais do projeto.

No dia 22 de fevereiro de 2018 realizou-se, mais uma formação sobre os perigos da internet, desta vez dirigida para pais e encarregados de educação. Foi apresentada pelos alunos do 6.ºano, com a colaboração da professora Ludmila Varela, docente de TIC, e teve também a participação especial dos Agentes da Escola Segura, Sónia Francisco e Paulo Costa.

Durante a sessão foram apresentados trabalhos e houve um debate com os alunos e os seus respetivos encarregados de educação, alertando os pais para os perigos que os filhos correm ao navegar na internet e nas redes sociais.

Os grupos de trabalho do 6.º ano agradeceram aos encarregados de educação e aos agentes da Escola Segura e à Direção do Agrupamento por se terem disponibilizado para esta iniciativa.

No dia 1 de março realizaram-se mais apresentações sobre as questões da segurança na internet para pais e encarregados de educação. Todos temos que zelar pela nossa segurança.

Share Button

Deixe um comentário