Insónias

Um bebé dorme quando está agitado, com medo, nervoso?

Então como é que nós queremos dormir como um bebé quando estamos agitados, com medo, nervosos?

Apercebo-me há muitos anos da sobremedicação desnecessária para dormir de muitas pessoas e quando tenho oportunidade de fazer o respectivo diagnóstico, deparo-me com um conjunto de erros passíveis de uma intervenção simples mais económica e saudável.

Erros:
1.não entender porque dorme
2.não ter uma rotina do sono como tarefas precedentes despreocupadas/descontraídas/calmas para desaceleração e processamento do dia
3.não ter um horário do sono e duração fixos
4.dormir num ambiente inadequado em termos de temperatura ambiente e corporal, segurança, conforto, luminosidade e ruído
5.não entender como dorme desde sonhos, pesadelos, falar, sonambulismo e ranger os dentes
6.não ter um quotidiano de qualidade em termos de interacções sociais, interesses, motivações e actividades que gastem a respectiva energia à disposição
7.não ter satisfeito necessidades básicas de fome e sede

Se este é o seu caso, experimente ao longo de 40 dias – o mínimo de dias necessário para uma mudança de hábito – as 7 estratégias abaixo.

Estratégias:
1.entender porque dorme
2.ter uma rotina do sono como tarefas precedentes despreocupadas/descontraídas/calmas para desaceleração e processamento do dia
3.ter um horário do sono e duração fixos
4.dormir num ambiente adequado em termos de temperatura ambiente e corporal, segurança, conforto, luminosidade e ruído
5.entender como dorme desde sonhos, pesadelos, falar, sonambulismo e ranger os dentes
6.ter um quotidiano de qualidade em termos de interacções sociais, interesses, motivações e actividades que gastem a respectiva energia à disposição
7.ter satisfeito necessidades básicas de fome e sede

 

Marta Pimenta de Brito

© 2018 – Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva

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