Infraestruturas de Portugal outorga contrato de eletrificação do ramal ferroviário de Lagos

A empresa Infraestruturas de Portugal (IP) outorgou recentemente o contrato de eletrificação do ramal ferroviário de Lagos, prevendo-se igualmente melhorias na segurança e a consequente redução do tempo de viagem neste trecho.

Segundo a Assembleia Municipal de Lagos, “a Infraestruturas de Portugal (IP) outorgou no passado dia 24 de fevereiro de 2022, o contrato de execução da empreitada de Eletrificação da Linha Ferroviária do Algarve no Ramal de Lagos, com o consórcio formado pelas empresas Comsa Instalaciones y Sistemas Industriales SAU, FERGRUPO – Construções Técnicas Ferroviárias, S.A. e COMSA, S.A., pelo valor de cerca de 25,42 milhões de euros”.

A intervenção prevê a dotação da linha férrea de 45 kms “com sistema de tração elétrica de 25 kV/50Hz”, além de incluir “a melhoria das condições de segurança da circulação ferroviária, do atravessamento rodoviário e pedonal, bem como a redução do tempo de viagem”.

O órgão municipal acrescentou que almeja a que, “num futuro próximo, a ligação à rede ferroviária europeia pela Andaluzia se venha a tornar uma realidade, como também deseja a Junta da Andaluzia”.

A Assembleia Municipal de Lagos aprovou unanimemente uma voto de congratulação pela contrato de eletrificação do ramal ferroviário de Lagos. Esta votação teve lugar na 1.ª reunião da sua Sessão Ordinária de abril de 2022.

Share Button