Primeiro guia de percursos para ciclistas foi editado

A Região de Turismo acaba de editar o primeiro guia de percursos de ciclismo de estrada do Algarve, desafiando principiantes e ciclistas experientes a pegarem na bicicleta para desbravarem dezasseis concelhos durante o ano.

É inédito tem quase 90 páginas, 41 trajetos definidos para pedalar e é publicado pela Região de Turismo do Algarve (RTA) em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo.

De acordo com a RTA «os percursos surgem organizados em três zonas (este, central e oeste) que abrangem todos os concelhos da região. Estão segmentados por níveis de dificuldade, do mais fácil ao mais exigente, para que os leitores saibam quais escolher antes de se fazerem à estrada». Ainda assim, esclarece que «os ciclistas regulares ou atletas de competição encontram um capítulo exclusivo com dezasseis zonas de subida para treino específico, onde distâncias, inclinação, altitude e desníveis estão devidamente assinalados».

Além da informação básica sobre os percursos, o utilizador encontrará um QR Code (código de barras bidimensional) para cada um deles, através do qual poderá aceder, a partir do seu dispositivo móvel, aos detalhes do trajeto que quer percorrer.

Para Desidério Silva, presidente da RTA «este guia é inovador, tratando-se da primeira publicação do género editada na região e surge um ano depois de termos começado a desenvolver o Cycling & Walking no Algarve, um nicho turístico relacionado com o produto Turismo de Natureza. Com ela queremos mostrar que temos ótimas condições para a prática do cicloturismo e do ciclismo, responsáveis por vários milhões de viagens anuais na Europa».

O guia tem uma tiragem de 1500 exemplares e é de distribuição gratuita nas ações promocionais da RTA, apelando à utilização da bicicleta para uma vida mais saudável e feliz enquanto leva os ciclistas a atravessarem a região por vias rodoviárias selecionadas.

O guia de percursos de ciclismo de estrada está enquadrado no Cycling & Walking Algarve, um programa de reforço do destino no Turismo de Natureza com os objetivos de diversificar a oferta da região, aumentar a sua competitividade e captar fluxos turísticos nas épocas média/baixa. O Turismo de Portugal, a Associação Turismo do Algarve, o aeroporto de Faro, os municípios e as empresas de animação turística da região são os parceiros da RTA neste programa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *