Cultura e desporto marcam 25 de abril

Durante três dias, o concelho de Monchique enche-se de música, cultura e desporto para assinalar o 42.º aniversário do 25 de Abril, promovendo atividades para todos os gostos.
«25 de Abril B’ cartoons» é o título da exposição que a Junta de Freguesia de Monchique (JFM) e o Centro de Documentação 25 de Abril vão apresentar no âmbito dos 42 anos da Revolução dos Cravos. A mostra, que vai estar patente até dia 8 de maio, das 15h00 às 18h00, será composta por um conjunto de cartoons políticos da autoria de João Martins, publicados no jornal «A Bola» entre maio e dezembro de 1974 e resultantes da investigação e escolha de imagens de Natércia Coimbra e Inês Elias. De acordo com a organização, «esta iniciativa pretende contar a história do 25 de Abril de uma maneira descontraída do que é usual, procurando atingir um público alargado».
As comemorações continuam com a ação Conversas de Abril, este ano subordinadas ao tema «O 25 de Abril e o associativismo», onde será feito um «debate e reflexão crítica sobre a importância da efeméride nos dias de hoje e na definição do nosso futuro comum», explica a JFM. Esta tertúlia, que abordará a «promoção dos valores da revolução dos cravos no concelho de Monchique» vai contar com a participação de várias associações locais, nomeadamente o Grupo de Dinamização Cultural «O Monchiqueiro», o Juventude Desportiva Monchiquense (JDM), a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monchique, a Associação Espiral de Vontades e Associação 25 de Abril, «cujo trabalho incansável na prossecução do desenvolvimento local tem sido, ao longo do tempo, digno de mérito e louvor», acrescenta a organização.
Para o dia 24 de abril está previsto um concerto no Largo dos Chorões, a partir das 21h30.
Na segunda-feira, 25 de abril, o dia estará repleto de várias iniciativas. Às 09h00, terá lugar na câmara municipal a cerimónia de hastear da bandeira e à mesma hora realiza-se o passeio de Cicloturismo da Liberdade, promovido pelo JDM, num itinerário entre Alferce, Marmelete e Monchique. Pelas 10h00, no campo de treino Monte Velho haverá uma Largada de Pombos, a cargo do Clube de Caça e Pesca e no Heliporto Municipal dar-se-á início a uma Marcha Corrida pelos percursos Bica Boa (5 km) e Bica Boa + Cerca da Rita (8 km).
No Largo dos Chorões, entre as 10h00 e as 19h00, vão estar disponíveis jogos tradicionais e às 15h00 é a vez da Academia de Karaté de Monchique realizar uma demonstração. Também o Clube Desportivo e Cultural da Nave vai participar nas celebrações do 25 de Abril através da realização de um jogo “Solteiros X Casados”, no campo do Rincovo, a partir das 16h00, enquanto que à mesma hora, no Restaurante Fonte dos Chorões, terá lugar a apresentação do livro «Glossário Monchiqueiro», recentemente editado pelo «Monchiqueiro – GDC». As comemorações encerram com um concerto no Largo dos Chorões, às 18h00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *