Incêndio na freguesia de Marmelete está em fase de rescaldo

 

O incêndio que lavrava desde ontem na freguesia de Marmelete, concelho de Monchique, está em fase de rescaldo desde as 03h20 da madrugada de hoje, dia 2 de outubro.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro (CDOS) «ainda estão no local 218 operacionais e 75 veículos, de todas as cooperações de bombeiros do Algarve, ajudados por duas brigadas do distrito de Lisboa e uma de Beja», para além de GIPs, Força Especial de Bombeiros, INEM e GNR. Todos estes operacionais, bem como as três máquinas de arrasto estão neste momento e «até final da manhã, em trabalhos de rescaldo e de consolidação». Iniciando-se a partir da tarde «um período de ações de vigilância».
Os estragos e os prejuízos estão ainda por apurar, sabendo-se que no decorrer do incêndio um jipe dos Bombeiros Voluntários de Lagoa ardeu e um bombeiro ficou ligeiramente ferido.
O incêndio obrigou ainda à evacuação de «11 pessoas, por medida de prevenção, para o Centro de Dia de Marmelete», informa o CDOS.
Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique publicou na sua página do facebook que «importa agora gerir o esforço das equipas no terreno, o que está a ser feito com o reforço de uma coluna de Lisboa, várias equipas dos GIPS e Força Especial de Bombeiros, libertando desta forma os bombeiros da região e particularmente os de Monchique que estiveram em ação desde a primeira hora». «Importante também», acrescenta, é «o acompanhamento das populações afetadas de forma a levar-lhe todo o apoio necessário ou, também muito importante, uma palavra de conforto e amizade».

 

Fotos: Nelson Inácio/Jornal de Monchique

 

[Best_Wordpress_Gallery id=”3″ gal_title=”Incêndio na freguesia de Marmelete”]