«II Trail Serra de Monchique/HPA Saúde» vai contar para a Taça de Portugal

O «II Trail Serra de Monchique/HPA Saúde», organizado pelo Clube Desportivo e Cultural da Nave, vai percorrer os trilhos da Serra de Monchique este sábado, dia 25 de maio. Até ao momento estão inscritos cerca de 300 participantes.

A passagem por Marmelete está assegurada pelo «Trail Ultra», que conta com 44 quilómetros – 2400 metros d+, com o posto marcado para a Casa do Medronho. «Os atletas terão 12 horas para cumprir o traçado», depois desse tempo serão desclassificados, de acordo com Rui Silva, diretor da prova.

O «Trail Longo», um desafio de 28 quilómetro – 1000 m d+, que vai percorrer a «zona da Madrinha até ao Vale de Água, perto da Tasca do Petrol», na estrada de Marmelete, vai contar para a Taça de Portugal e está certificada pela Associação Trail Running Portugal. Este percurso tem um tempo limite de conclusão de 8 horas.

O percurso mais curto é de 18 quilómetros – 1200 metros d+ e vai passar pela Cascata do Barbelote, à semelhança dos restantes percursos, nos quais se destacam «as paisagens muito bonitas» que a Serra de Monchique oferece. Esta prova já está esgotada e o tempo limite de conclusão serão 5 horas.

Para os caminhantes, a organização vai promover uma «Caminhada Solidária» de 10 quilómetros, que começa às 9h15, no dia 25 de maio, cujas receitas revertem inteiramente para os Bombeiros Voluntários de Monchique. O percurso é em direção à Foia, onde vai existir um abastecimento de líquidos, e as inscrições podem ser feitas através do email do CDC Nave (cdcnave1978@gmail.com).

Quanto aos dorsais, estes podem ser levantados no Largo de São Sebastião na sexta-feira entre as 18h00 e as 22h00, e no sábado a partir das 6h00 até ao início de cada prova.

Durante as provas, que terminam às 18h00, vai estar disponível uma tenda com produtos locais, como mel, medronho, pão, enchidos e o bolo de tacho, que é candidato às «7 Maravilhas Doces de Portugal» e alguns petiscos para atletas e apoiantes.

A apresentação do evento desportivo, que decorreu no dia 11 de maio, no Monchique Resort & SPA foi efetuada por Rui Silva, diretor da prova. O Jornal de Monchique esteve presente na cerimónia que contou com Custódio Moreno, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Jorge Santos, presidente da Associação de Atletismo do Algarve, Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique, José Gonçalo Silva, presidente da Junta de Freguesia de Monchique, Bruno Estremores, representante do Hospital Particular do Algarve, Duarte Cunha, diretor geral do hotel onde decorreu a apresentação, entre outras entidades locais e adeptos da modalidade.

Esta prova conta com o patrocínio do Grupo HPA Saúde e o apoio do Intermarché Monchique, Sociedade das Águas de Monchique SA., Município de Monchique, Juntas de Freguesia de Monchique e Marmelete, Decathlon Portimão e Monchique Resort & SPA.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *