Hospital Particular do Algarve reconhecido como Centro de Tratamento Cirúrgico de Obesidade

A Direção Geral de Saúde atribuiu ao Hospital Particular do Algarve (HPA) o estatuto de Centro de Tratamento Cirúrgico de Obesidade.

Este reconhecimento, que é exigente do ponto de vista dos requisitos, tem de assegurar, segundo o HPA, «os equipamentos que permitam tratar doentes com peso igual a 200Kg, inclusivamente ao nível da radiologia convencional e TAC», sendo também da sua responsabilidade «a acessibilidade a equipas multidisciplinares e cuidados intensivos».

A obesidade constitui um importante problema de saúde em todo o mundo, estando a sua presença associada ao aparecimento ou agravamento de doenças crónicas e agudas. «Em pessoas com obesidade grave, a cirurgia bariátrica é um tratamento que permite a redução significativa de peso, apresentando benefícios substanciais e com impacto positivo na saúde global dos doentes», acrescenta o mesmo grupo hospitalar.

O estatuto de Centro Cirúrgico de Obesidade também tem em conta o volume de doentes assistidos e a capacidade formativa, uma vez que a sul de Lisboa, o Hospital Particular do Algarve é a única instituição privada com este reconhecimento.

Foto de destaque: Vivaldo Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *