Horário de verão: este fim de semana vai dormir menos uma hora

O horário de verão entra em vigor este fim de semana dias 30 e 31 de março. Os dias serão mais longos, mas com a mudança de horário vamos ter menos uma hora de sono.

Na madrugada de 31 de março, domingo, a hora legal muda de regime.

Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, quando for 01h00 da manhã os relógios devem ser adiantados em 60 minutos (1 hora), passando para as 02h00 da manhã.

Na Região Autónoma dos Açores esta mudança será feita às 00h00 (meia-noite) do dia 31 de março, passando para as 01h00, do mesmo dia. Este regime mantém-se até dia 27 de outubro de 2019.

O Parlamento Europeu votou a favor do fim da mudança de hora a partir de 2021, no dia 26 de março, sendo que cabe a cada Estado-membro decidir se quer aplicar a hora de verão ou a hora de inverno. A decisão deve ser apresentada até 1 de abril de 2020, o mais tardar, e deve ser coordenada entre os países da União Europeia para salvaguardar o bom funcionamento do mercado interno.

O Primeiro-Ministro, António Costa, defendeu em outubro passado que Portugal deve manter o atual regime bi-horário considerando que «o bom critério e único é o critério da ciência».

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *