Haja Luz nas Escolas

Em Portugal, o Ano Internacional da Luz (AIL2015) continua a ser comemorado até ao final do presente ano lectivo, ou seja até Junho próximo. Várias iniciativas em torno da luz e das tecnologias baseadas na luz vão ocorrer um pouco por todo o país e o leitor pode saber delas consultando o site do AIL2015: http://ail2015.org/.

Um dos principais projectos de âmbito nacional que continua a ocorrer é o designado por “Haja Luz nas Escolas”. Este, conta com um programa especial de actividades dedicadas às Escolas, professores e alunos do Ensino Básico e Secundário. Teve início em Março de 2015 e prolonga-se, como já se disse, até Junho deste ano.

Em que é que consiste este projecto? No âmbito do Ano Internacional da Luz, investigadores cientistas disponibilizam-se para ir às escolas realizar palestras e/ou workshops em temas relacionados com a Luz e Tecnologias baseadas na Luz. Essas atividades são palestras, workshops, oficinas, LIGHTtalks, formações, manuseamento de Kits e visitas a uma exposição. As palestras/workshops são gratuitas para as Escolas, tendo estas que as solicitar através do preenchimento de um pequeno formulário que se encontra no site do AIL2015: http://ail2015.org/index.php/palestras-e-workshops/.

Neste site do Ano Internacional da Luz pode ler-se que “o projecto tem como principal objetivo envolver a comunidade escolar nacional nas comemorações do Ano Internacional da Luz e desta forma tornar clara a importância da Luz na sociedade e nas várias áreas do ensino formal. Durante este projeto têm sido dinamizados vários tipos de atividades de modo a promover, junto dos alunos, o conhecimento sobre a luz e as tecnologias baseadas em luz, bem como possibilitar junto destes, a realização de trabalho laboratorial e o contacto com tecnologia atual, de forma a fomentar o saber fazer e o ensino experimental das ciências.”

No âmbito deste projeto, que tem envolvido dezenas de professores e investigadores, já foram realizadas, no presente ano lectivo, 57 palestras em Escolas de todo o país. Estão já confirmadas mais 22 palestras até ao final do presente ano lectivo. Exemplos das palestras que se encontram disponíveis neste projecto são, entre outras: “A pele: à luz da cor”, por Sara Mira; “Lasers super-intensos: nas fronteiras da física”, por Gonçalo Figueira; “A luz na terra e no universo”, por Máximo Ferreira; “Comunicar através da luz”, por Mário Fernando dos Santos Ferreira; “Iluminação led: benefícios e desafios”, por Maria Rute de Amorim e Sá Ferreira André; “Moléculas pela luz das estrelas”, por Paulo Ribeiro-Claro;

“O maravilhoso mundo das comunicações óticas”, por Paulo André;

“O sol e a luz: a fuga dos fotões!”, por Ivone Fachada; “Qual é a luz mais brilhante?”, por Gonçalo Figueira; “O que é a luz?”, por António Piedade; “A luz, a química dos pirilampos e outras curiosidades de química”, por João Carlos de Matos Paiva ou Carla Morais; “Luz e holografia”, por Pedro Pombo.

Continuemos a celebrar, com esta variedade e qualidade, o Ano Internacional da Luz!

 

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

Autor: António Piedade

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *