Guia Algarve: Verão continua em setembro com música, natureza, teatro e festas

Um festival de atividades ao ar livre, uma feira que põe a dieta mediterrânica à mesa e outro festival de música com dezenas de artistas em palcos simultâneos são o arranque de setembro no Algarve, onde há ainda muita animação até ao fim do mês para quem quiser aproveitar o calor dos dias. Todas as propostas estão reunidas no «Guia Algarve», disponível para download AQUI.

De acordo com a Região de Turismo do Algarve (RTA), já esta semana, o Festival F juntará artistas consagrados às melhores promessas da música portuguesa atual. Amor Electro, António Zambujo, Mayra Andrade, Capitão Fausto, Carolina Deslandes, Linda Martini e Ornatos Violeta são alguns dos nomes que passarão pelo centro histórico de Faro, entre os dias 5 e 7, a partir das 18h00.

Também com início no dia 5, a Feira da Dieta Mediterrânica, em Tavira, não só atrairá os visitantes pela música – concertos de Pedro Abrunhosa (dia 5), de Sílvia Perez Cruz e Kátia Guerreiro (dia 6) ou de Nação Valente (dia 7) –, como pelo habitual mercado de produtores, pelas exposições, demonstrações culinárias e pela feira institucional.

Para meados de setembro está agendado o Algarve Nature Fest, evento organizado pela RTA em parceria com o município de Olhão, para celebrar a natureza algarvia através de várias atividades gratuitas ao ar livre. O dia 20 está sobretudo reservado aos alunos das escolas do 2.º ciclo do Ensino Básico de Olhão, mas de 21 a 22 há passeios de barco, caminhadas, batismos de mergulho e de vela, stand up paddle ou BTT para experimentar a partir do Passeio Ribeirinho de Olhão. O programa completo está disponível em www.algarvenaturefest.pt.

Pelo meio, o Algarve recebe muita música – Xutos e Pontapés (dia 7, às 22h30, Sagres), Tim Bernardes (dia 18, às 21h30, Cineteatro Louletano), 6.º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa (de 14 de setembro a 1 de outubro, às 18h00, em emblemáticos sítios, monumentos e equipamentos do concelho) – e teatro. Nesta arte de palco, as atenções vão para o FOMe – Festival de Objetos e Marionetas, de 13 a 28, em Albufeira, Loulé, Faro, São Brás de Alportel, Olhão e Tavira. No total, são mais de 50 espetáculos com companhias de países como Alemanha, Reino Unido, Espanha, Itália, entre outros.

Na dança, destaca-se o 18.º Festival de Flamenco de Lagos, de 12 a 14, às 21h30, no Centro Cultural, enquanto no desporto acelera-se no circuito do Autódromo Internacional do Algarve para o FIM Superbike World Championship, com corridas nas categorias de Superbike, Supersport e Supersport 300, entre os dias 06 e 08.

E porque o Algarve é terra de festa e gente hospitaleira, em setembro multiplicam-se os festivais por toda a região. Desde a 68.º Festa de Alcoutim, de 13 a 15, no cais da localidade, ao Festival do Berbigão nos dias 14 e 15, no polidesportivo da Figueira, Portimão e à Festa da Cerveja – OKTOBERFEST, de 26 de setembro a 06 de outubro, em Porches.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *