Grupo Quadrante integra consórcio para a eletrificação da Linha do Algarve

O consórcio responsável pelo desenvolvimento dos projetos de eletrificação das linhas ferroviárias do Algarve, inseridas no plano de investimentos Ferrovia 2020 e no âmbito do PETI 3+, conta com a integração do Grupo Quadrante.

A eletrificação do troço Tunes-Lagos vai permitir a exploração comercial exclusiva de material elétrico como forma de melhorar a eficiência do sistema, reduzindo o tempo de percurso e os custos de aluguer de material à empresa ferroviária espanhola RENFE.

Os estudos geológico e geotécnico estão a cargo do Grupo Quadrante, assim como os projetos de supressão de passagens de nível e os estudos ambientais.

Tiago Costa, administrador e responsável pela área de Transportes do Grupo Quadrante afirmou que «para o grupo é muito importante integrar um projeto desta importância e contribuir de forma direta para a modernização da rede ferroviária nacional, importante do ponto de vista ambiental e económico».

O administrador acrescentou ainda que «para responder de forma eficaz ao fluxo e às necessidades de mobilidade, que esta região tem vindo a registar, tanto no âmbito turístico como empresarial, é crucial proceder-se à melhoraria das condições de exploração ferroviária e à redução da sinistralidade nos atravessamentos rodoviários, através de desnivelamentos», sublinhando a necessidade desta intervenção que integra os projetos a concretizar para o programa Horizonte 2014-2020.

O troço de 40 quilómetros que vai ser alvo da intervenção terá efeitos na mobilidade na região turística do Algarve e na sua ligação a nível nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *