Grande Prémio de Portugal em MotoGP arranca amanhã no AIA

O Grande Prémio de Portugal a contar para o Campeonato do mundo em MotoGP arranca amanhã no Autódromo Internacional do Algarve (AIA). Até ao dia 24 de abril, o circuito de Portimão contará com a presença dos melhores pilotos nesta categoria, mas também nas classes de Moto2 e Moto3.

As expetativas para esta prova são altas, uma vez que o “nosso” Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) terá a possibilidade de vencer em casa. Este ano, o piloto de Almada já provou que é capaz de alcançar triunfos aos comandos da moto austríaca, visto que Oliveira já conquistou o lugar mais alto do pódio no Grande Prémio da Indonésia.

Além do motociclista português, os pilotos da classe rainha também prometem dar espetáculo. De entre os principais protagonistas, Enea Bastianini (Gresini Racing MotoGP) será um nome em ter em conta. O italiano é o atual líder do Campeonato do mundo, tendo um total de 61 pontos, mais cinco que o segundo classificado, o espanhol Alex Rins (Team Suzuki Ecstar). Atrás deste duo, estrelas como Aleix Espargaro (Aprilia Racing), Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) ou Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP), o mais recente campeão do mundo, estarão presentes nesta prova da “montanha-russa” algarvia. O pelotão também contará com o regresso de Marc Marquez (Repsol Honda Team), oito vezes campeão do mundo, que já recuperou dos problemas causados pela aparatosa queda durante o warm-up do Grande Prémio da Indonésia.

Na categoria de Moto2, o italiano Celestino Vietti (Mooney VR46 Racing Team) chegará à ronda portuguesa na liderança do campeonato, mas a distância para os seus adversários, o japonês Ai Ogura (Idemitsu Honda Team Asia) e o também italiano Tony Arbolino (Elf Marc VDS Racing Team), é curta. Os três atletas estão separados por apenas 6 pontos entre si.

Já em Moto3, o italiano Dennis Foggia (Leopard Racing) será o homem a bater. O motociclista transalpino já conta com uma vitória e dois segundos lugares, sendo que o seu pior resultado até aqui foi sétimo. Graças a isto, Foggia detém uma vantagem de 16 pontos sobre o segundo classificado, o espanhol Sergio Garcia (Gaviota GASGAS Aspar Team), e de 33 sobre o terceiro colocado, o seu compatriota Andrea Migno (Rivacold Snipers Team). Ainda assim, nesta modalidade, tudo pode acontecer.

Os treinos livres para o Grande Prémio de Portugal terão lugar sexta-feira, com a qualificação a decorrer no sábado. Domingo será o dia de corridas para todas a classes, com a primeira de Moto3 às 11h20, seguida da corrida para Moto2 às 13h00 e, por último, a categoria de MotoGP, cuja partida está agendada para as 14h30.

Share Button